O Programa de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo foi criado com o intuito de apoiar empresas e entidades varejistas a incorporar práticas sustentáveis na gestão diária dos seus negócios. Desenvolvido pelo FGVcev desde 2003, o Programa é pioneiro na promoção da temática no setor varejista brasileiro. Seus objetivos são mobilizar, capacitar, reconhecer, gerar e disseminar conhecimento sobre as práticas de responsabilidade social e sustentabilidade de empresas e entidades varejistas de todos os portes, setores e regiões do Brasil. Por meio de suas atividades, o FGVcev tornou-se referência nacional nessa área.
Entre as principais atividades do Programa estão:
Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo
O Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo foi criado em 2003 com o intuito de reconhecer e incentivar projetos desenvolvidos por empresas e entidades varejistas de todo o Brasil. Em seis edições realizadas (2003, 2004, 2006, 2008, 2010 e 2012), o Prêmio teve mais de 580 projetos inscritos e estimulou a implantação de iniciativas sustentáveis em todos os setores do varejo brasileiro. As melhores iniciativas sustentáveis inscritas no prêmio foram reunidas pelo FGVcev em um banco de práticas com acesso gratuito.
Banco de Práticas
O Banco de é uma ferramenta de pesquisa destinada às empresas, entidades varejistas e aos demais interessados em conhecer as práticas de responsabilidade social do setor varejista brasileiro. O banco é formado por uma seleção dos melhores projetos inscritos ao longo das seis edições do Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo.
Fórum de Varejo e Consumo Sustentável
O Fórum de Varejo e Consumo Sustentável foi lançado com o objetivo de estimular o setor varejista brasileiro a debater, implementar e disseminar práticas sustentáveis de desenvolvimento de produtos, distribuição, comercialização e consumo. Coordenado pelo FGVcev, o fórum reuniu, entre 2008 e 2009, mais de 600 participantes em reuniões de trabalho presenciais, discussões online e visitas técnicas a lojas ecoeficientes para debater sobre a melhor maneira de estimular e implantar práticas da sustentabilidade no setor varejista brasileiro.
Indicadores de Responsabilidade Social nas Empresas Varejistas
Em parceria com o Instituto Ethos, o FGVcev lançou os Indicadores de Responsabilidade Social nas Empresas Varejistas, ferramenta que tem como objetivo oferecer às empresas varejistas uma autoavaliação sobre suas práticas no campo da responsabilidade social.