Varejo Sustentável

O Programa de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo foi criado com o intuito de apoiar empresas e entidades varejistas a incorporar práticas sustentáveis na gestão diária dos seus negócios. Desenvolvido pelo FGVcev desde 2003, o Programa é pioneiro na promoção da temática no setor varejista brasileiro. Seus objetivos são mobilizar, capacitar, reconhecer, gerar e disseminar conhecimento sobre as práticas de responsabilidade social e sustentabilidade de empresas e entidades varejistas de todos os portes, setores e regiões do Brasil. Por meio de suas atividades, o FGVcev tornou-se referência nacional nessa área.

Entre as principais atividades do Programa estão:

Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo

O Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo foi criado em 2003 com o intuito de reconhecer e incentivar projetos desenvolvidos por empresas e entidades varejistas de todo o Brasil. Em seis edições realizadas (2003, 2004, 2006, 2008, 2010 e 2012), o Prêmio teve mais de 580 projetos inscritos e estimulou a implantação de iniciativas sustentáveis em todos os setores do varejo brasileiro. As melhores iniciativas sustentáveis inscritas no prêmio foram reunidas pelo FGVcev em um banco de práticas com acesso gratuito.

Banco de Práticas

O Banco de é uma ferramenta de pesquisa destinada às empresas, entidades varejistas e aos demais interessados em conhecer as práticas de responsabilidade social do setor varejista brasileiro. O banco é formado por uma seleção dos melhores projetos inscritos ao longo das seis edições do Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo.

Fórum de Varejo e Consumo Sustentável

O Fórum de Varejo e Consumo Sustentável foi lançado com o objetivo de estimular o setor varejista brasileiro a debater, implementar e disseminar práticas sustentáveis de desenvolvimento de produtos, distribuição, comercialização e consumo. Coordenado pelo FGVcev, o fórum reuniu, entre 2008 e 2009, mais de 600 participantes em reuniões de trabalho presenciais, discussões online e visitas técnicas a lojas ecoeficientes para debater sobre a melhor maneira de estimular e implantar práticas da sustentabilidade no setor varejista brasileiro.

Indicadores de Responsabilidade Social nas Empresas Varejistas

Em parceria com o Instituto Ethos, o FGVcev lançou os Indicadores de Responsabilidade Social nas Empresas Varejistas, ferramenta que tem como objetivo oferecer às empresas varejistas uma auto avaliação sobre suas práticas no campo da responsabilidade social.

 

Histórico de atividades

Prêmio
6 edições (2003-2014) 580 projetos inscritos
Banco de Práticas
396 práticas selecionadas
Fórum
(2008-2009) 600 participantes
Indicadores
Lançado em 2005 ferramenta de autodiagnóstico

Banco de Práticas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo

O Banco de Práticas é uma ferramenta de pesquisa online que disponibiliza boas práticas de responsabilidade social e sutentabilidade do setor varejista brasileiro para consulta pública. Utilize os exemplos do Banco de Práticas para desenvolver projetos de responsabilidade social e sustentabilidade na sua empresa.

Organizações Digitalmente Integradas

Qual foi o principal aprendizado da NRF 2020? Sem dúvida foi o fato de que as empresas de ponta já estão firmes na implementação da integração total entre online e offline. E as novas já estão nascendo com essa integração de berço! Os aprendizados sobre a nova jornada de compras, muito discutida nos últimos anos, começam a tomar forma e consistência no dia-a-dia das operações de varejo e o tal do seamless (sem costuras perceptíveis entre elas) começou a chegar. 

Fórum de Varejo e Consumo Sustentável

Esta publicação é resultado das discussões do fórum e procura reunir conhecimentos sobre os três eixos fundamentais do Varejo Sustentável: Varejo como Promotor do Consumo Sustentável, Operações e Lojas Sustentáveis e Sustentabilidade na Cadeia Produtiva.

Indicadores de Responsabilidade Social nas Empresas Varejistas

Desenvolvidos em conjunto entre o FGVcev e o Instituto Ethos, esses indicadores possibilitam às empresas varejistas avaliar as oportunidades e desafios típicos do setor, além de permitir a elaboração de índices de desempenho do varejo e a comparação de estágios da gestão socialmente responsável.

Mantenedores do FGVcev