13º Congresso Latino Americano de Varejo e Consumo - "After COVID-19: Building Purpose through Stakeholders in Retailing" - 29 e 30 de outubro

13º Congresso Latino Americano de Varejo e Consumo - "After COVID-19: Building Purpose through Stakeholders in Retailing" - 29 e 30 de outubro
29 out 2020
09:00

 

Não conseguiu acessar, entre contato com a equipe do CLAV:

  • Edson Rodrigues, FGV EAESP - 55 11 98210-5854 (whatsapp)
  • Patricia Rodrigues, FGV EAESP - 55 11 99203-6874 (whatsapp)
  • Luiz Macedo, FGV EAESP - 55 11 98251-5641 (whatsapp)

 

 

(confira os indicados ao prêmio CLAV-2020)

Programação

qui 29/10
9h – 10h45

Ambiente online (clique aqui para efetuar o login e entrar na sessão)

9h – 9h15

Sessão de Abertura
Luiz Artur Ledur Brito – Diretor da FGV EAESP
Delane Botelho e Henrique Campos - Coordenadores do CLAV 
Maurício Morgado - Coordenador do FGVcev

9h15 – 9h45

O Futuro do Varejo na Visão de Quem Faz
Maurício Morgado – FGVcev

9h45 – 10h45

Palestra de Abertura 
R. Edward Freeman, Olsson Professor of Business Administration, University of Virginia Darden School of Business

“The Power of And: Responsible Business Without Trade-Offs"

10h45 – 11h15

Intervalo

11h15 – 13h

Sessões paralelas de apresentação de artigos (clique para acessar as sessões)

13h – 14h

Almoço

14h – 15h45

Sessões paralelas de apresentação de artigos (clique para acessar as sessões)

Sessões Aplicadas (MPGC Varejo) (clique para acessar a sessão)

15h45 – 16h15

Intervalo

16h15-19h

Ambiente online (clique aqui para efetuar o login e entrar na sessão)

16h15 – 18h

Painel com Executivos
Moderação: Henrique Campos – Coordenador do CLAV

Daniele Motta, Vice- Presidente de Shopper Marketing, POPAI Brasil
Fernando Yunes, Vice-Presidente Sênior e Líder do Mercado Livre no Brasil 
Gutemberg de Almeida, Diretor de Desenvolvimento de Negócio para a indústria de Varejo na Microsoft América Latina
Marcelo Doria, CEO - Depósito Da Lingerie
18h – 18h15

Intervalo

18h15 – 19h

Evento cultural com  apoio da Nestlé - “Experiência & Cultura: Café com Saber”

sex 30/10
8h30 – 10h30

Sessões paralelas de apresentação de artigos (clique para acessar as sessões)

Working Papers (clique para acessar as sessões)

8h30 – 10h30

Consórcio Doutoral (clique para acessar as sessões)
Coordenadores: Heitor Takashi Kato (PUC-PR) | Lélis Balestrin Espartel (PUC-RS)

8h30 – 10h30

Encontro de Iniciação Científica (clique para acessar a sessão)
Coordenadores: Valter Afonso Vieira (UEM)| Claudia Buhamra Abreu Romero (FEAAC/UFC)

10h30 – 11h

Intervalo

11h-13h30

Ambiente online (clique aqui para efetuar o login e entrar na sessão)

 

11h– 12h45

Palestra de Encerramento 

Gisselle Ruiz y Lanza, Diretora geral na Intel Brasil

“O Futuro do Varejo: os avanços para o setor com o AI”  

Guilherme Weege, CEO do Grupo Malwee

"Como CEOs de grandes empresas podem promover a qualificação do pequeno varejo e conectar seus negócios com a comunidade?"

12h45 – 13h

Encerramento & Premiações

13h – 14h30

Almoço

14h30– 16h30

Minicursos:

- Metodologia Quantitativa de Análise de Dados (clique aqui para acessar o minicurso)
“Meta-análise na Área do Varejo”
Instrutor: Valter Afonso Vieira (UEM)

- Metodologia Qualitativa de Análise de Dados (clique aqui para acessar o minicurso)
“Pesquisa Qualitativa”
Instrutor: Maribel Suarez (COPPEAD-UFRJ )

Coordenador:  Adelson Ferreira (FGVcev)

14h30 – 16h30

Workshop executivo:  Varejo Ágil (clique aqui para acessar o minicurso)

Coordenação: Henrique Campos (FGVcev) |  Artur Motta (FGVcev)

Palestrantes

Daniele Motta, POPAI Brasil

CO-founder do JBP Experts cuja missão é levar o conhecimento da metodologia de Negociação colaborativa - JBP com o pensamento ágil e digital para times comerciais. Por mais de 25 anos atuou como executiva em multinacionais como Unilever, L'Oreal, Coca-cola, Nestlé e Diageo liderando times Supply Chain, trade marketing, Gerenciamento por categoria, conhecimento de shopper e times comerciais. MBA pela FGVSP em estratégia de negócios e ESPM em marketing e negócios digitais, VP de Shopper Mkt no POPAI Brasil, Mentora na ACE Startups, banca julgadora do International Meeting of negotiation 2020, co-idealizadora da 1a Startup Week especializada em Trade Mkt.

Fernando Yunes, Mercado Livre

Com mais de 20 anos de experiência nos setores de bens de consumo, tecnologia e consultoria, Fernando Yunes assumiu, em maio de 2020, a posição de Vice-Presidente Sênior e Líder do Mercado Livre no Brasil. Yunes tem o desafio de conduzir a operação brasileira da companhia, com a principal missão de aprimorar a integração entre as unidades de negócios que correspondem ao ecossistema do e-commerce, abrangendo Marketplace, Classificados, Publicidade e Mercado Shops.

Gisselle Ruiz y Lanza, Intel Brasil

Gisselle Ruiz Lanza é a diretora geral da Intel Brasil e responsável pelas operações da empresa no País. Desde 2012, ocupava o cargo de diretora de varejo e consumo. Com mais de 20 anos de experiência, sua carreira inclui passagens pela Argentina e México, onde atuou em diversas áreas como vendas ao consumidor e marketing, gerenciamento de vendas e desenvolvimento de canais. Mãe de dois e apaixonada por esportes, Gisselle é uma das maiores incentivadoras da inclusão e diversidade nas empresas, sendo também uma das líderes do Women at Intel Network (WIN), programa de empoderamento feminino e equidade de gênero da Intel para Brasil 

Guilherme Weege, Grupo Malwee

Guilherme Weege é CEO do Grupo Malwee, uma das maiores empresas de moda do Brasil, reconhecida mundialmente pela transparência e forte compromisso socioambiental.

Gutemberg de Almeida, Microsoft América Latina

Gutemberg de Almeida –Diretor de Desenvolvimento de Negócio para a indústria de Varejo na Microsoft América Latina. Atua a mais de 22 anos na Indústria de tecnologia e consultoria atuando na concepção, venda e implementação de projetos globais de transformação para os segmentos de consumo (Varejo e Bens de Consumo).
O Executivo é engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e possui MBA Executivo pelo Insper.
 

Mauricio Morgado, FGV EAESP

Doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, Mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP e Graduado em Administração de Empresas pela FEA-USP. É sócio da Morgado & Vitelli Consultoria, professor da FGV-EAESP, coordenador do FGVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP e atua nas áreas de consultoria em marketing, atendimento a clientes, visual merchandising, tendências de varejo e treinamento em marketing e varejo.

Marcelo Doria, Depósito Da Lingerie

Marcelo Dória, Empresário, proprietário da rede de lojas Depósito da Lingerie, Mestre em Gestão para a Competitividade EAESP/FGV e Professor de Pós Graduação de Varejo Popular no Centro de Excelência em Varejo da FGV, participou das últimas seis edições da NRF National Retail Big em Nova York - EUA nos anos de 2014 até 2020.
Está como presidente da Câmara dos Dirigentes lojistas de SÃO MATEUS Gestão 2020 - 2022.

R. Edward Freeman

R. Edward Freeman is University Professor and Olsson Professor of Business Administration, and an academic director of the Institute for Business in Society at the University of Virginia Darden School of Business. He is also adjunct professor of stakeholder management at the Copenhagen Business School in Denmark, visiting professor at Nyenrode Business School (Netherlands), adjunct professor of management at Monash University (Melbourne). He has held honorary appointments as the Welling Professor at George Washington University and the Gourlay Professorship at University of Melbourne. Prior to coming to the Darden School, Freeman taught at University of Minnesota and the Wharton School, University of Pennsylvania.

Coordenação

Delane Botelho, FGV EAESP

É professor adjunto da FGV EAESP, com graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras e mestrado/doutorado em Administração de Empresas pela FGV EAESP, com intercâmbio pela Wirtschaftsuniversität Wien (Áustria) e bolsa sanduíche (CAPES) na Marshall School of Business, University of Southern California (EUA). Foi research fellow na United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD, Suíça). Suas pesquisas estão publicadas em vários periódicos nacionais e internacionais, como RAE, RAP, BAR, Psychology & Marketing, Journal of Marketing Management, Academy of Marketing Science Review e Industrial Marketing Management. Seus interesses de pesquisa são: cognição e emoção em comportamento do consumidor e pricing. Foi líder da linha Estratégias de Marketing do programa de mestrado/doutorado da FGV EAESP, entre 2014 e 2017, e chefe do departamento de Marketing entre 2016 e 2019.

Henrique Campos, FGV EAESP

Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (2000), especialização em Marketing pela ESPM (2003), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2007) e doutorado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas (2014) na linha de pesquisa de Estratégias em Marketing. É Professor da FGV EAESP e da ESPM - SP. Coordenador dos cursos de pós-graduação de Marketing, Marketing Digital e MBA da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Gestão de Marketing e Marketing no Varejo do Centro Universitário SENAC. Também é representante da FECAP na ANAMBA. Professor convidado nos cursos de Pós Graduação da FIPECAFI e FIA nas áreas de Estratégia Empresarial e Marketing. Consultor Sênior na Marco Brasil Consultoria em Marketing. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia e Estratégia Empresarial.

Apoio

Como chegar

Mantenedores do FGVcev