GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Descrição


HIPPO Supermercados

Gerenciamento de Resíduos Sólidos



Entre os valores da empresa, a responsabilidade social é uma das práticas que mais tem se desenvolvido dentro do supermercado. Nesse aspecto, a rede tem aprimorado o seu processo de tratamento dos resíduos sólidos produzidos, e começou a implantar um sistema de gerenciamento desses resíduos, o qual permite o reaproveitamento dos materiais, a destinação correta dos rejeitos e a redução do uso das sacolas plásticas.

O projeto de gerenciamento se iniciou em novembro de 2003, na própria cidade onde se localiza a matriz da empresa, Florianópolis (SC), e a cada ano vem superando as expectativas com mais ações implementadas.

Atualmente, o HIPPO gera, aproximadamente, vinte toneladas de resíduos sólidos por mês. Tais resíduos são compostos por alumínio, vidro, papel/papelão, pilhas/baterias, plástico, tetrapack, produtos sanitários e orgânicos.

Cada tipo de resíduo possui uma destinação específica. O plástico, o papel/papelão e o alumínio são vendidos para a empresa Almeida Serviços Ambientais. O valor arrecadado com a venda destes materiais é revertido para um fundo dos colaboradores, e é utilizado para confraternizações, reforma de áreas de lazer, auxílio médico, entre outros benefícios.

Entre os resíduos doados pela rede de supermercados, estão as frutas e verduras, que são destinadas a entidades filantrópicas, como o SERTE (Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação) e o SESC Mesa Brasil, os resíduos secos, que são destinados a Cooperativa de Catadores de Florianópolis, e o óleo de fritura, que é doado a Janeiro Transportes, que se responsabiliza encaminhá-lo para uma fábrica de detergente. As coletas são feitas diariamente, exceto a do óleo que é feita quinzenalmente.

Por fim, existem os resíduos que são pagos pela empresa para serem recolhidos. Entre eles, estão os orgânicos, que têm como destino final a Associação Orgânica, que é um projeto onde se busca transformar o resíduo orgânico em adubo natural. As pilhas e baterias são entregues a empresa Suzaquim Ind. Químicas, que faz o processamento correto das pilhas e baterias. Os rejeitos são recolhidos pela COMCAP (Companhia de Melhoramento da Capital), empresa responsável pela coleta dos resíduos na cidade. Novamente a coleta desses materiais é feita diariamente, exceto as pilhas e baterias que são enviadas anualmente a empresa responsável.

Os colaboradores da empresa sempre tiveram hábito de encaminhar os resíduos até o local de reciclados. Porém, para a implementação do Projeto de Gerenciamento dos Resíduos, os setores tiveram que se adaptar ao novo processo de coleta. Para isso, foram comprados sete coletores grandes para materiais recicláveis e rejeitos, e quarenta bombonas para os resíduos orgânicos.

O maior desafio do HIPPO para o sucesso do projeto era viabilizar a coleta dos resíduos orgânicos, já que estes representam 53% do total de resíduos gerados pela empresa. A parceria com a Associação Orgânica permitiu que a empresa iniciasse o projeto.

Todos os setores que produzem resíduos orgânicos dispõem de uma bombona com tampa e suporte para a coleta dos mesmos. O suporte auxilia o colaborador a não entrar em contato com o equipamento. Uma das vantagens da utilização das bombonas é o armazenamento dos resíduos, que não ficam mais expostos ao ar livre. Após a utilização, as bombonas são fechadas com tampas herméticas.

Outra vantagem do equipamento é a economia de sacos de lixo. Com a utilização das bombonas não se faz necessário o uso dos mesmos. Os resíduos são jogados direto nas bombonas e estas, após o descarte no local da compostagem, são lavadas e higienizadas, retornando ao HIPPO. Com este processo os resíduos já saem separados dos setores, facilitando a coleta, o armazenamento e o encaminhamento para as entidades.

As zeladoras recolhem os materiais nos setores e os levam até o local de armazenamento dos resíduos, para que as entidades responsáveis pela coleta possam recolher o material.

Para a coleta das pilhas e baterias, vidros e óleo de cozinha usado, foram disponibilizados coletores para que os clientes efetuem o descarte destes materiais no supermercado.

O Hippo foi o primeiro supermercado da região a efetuar o gerenciamento dos resíduos sólidos com a reciclagem do resíduo orgânico

Como parte do Projeto de Gerenciamento de Resíduos, a empresa lançou a Sacola Retornável. Esta ação visa incentivar os consumidores a adotarem uma postura de preservação ao meio ambiente. Para incentivar o uso das sacolas retornáveis, a cada cinco passagens de qualquer sacola retornável, independente ser a do HIPPO, o cliente tem direito a um pacote de adubo orgânico. Este adubo é resultado do lixo orgânico que é encaminhado para Associação Orgânica que transforma em composto.

Outra ação implementada foi a substituição da sacola de plástico comum pela sacola oxi-biodegradável. Esta foi a alternativa encontrada para reduzir o uso das sacolas de plásticos comum, porém o objetivo é acabar com o uso das sacolas de plástico, mesmo sendo oxi-biodegradável.

Resultados

Antes do projeto somente 24% lixo era reciclado. Atualmente 96% dos resíduos são reciclados e somente 4% tornam-se rejeito.

Com relação à campanha Sacola Retornável, já foram registradas 18.676 passagens de sacolas retornáveis nos caixas, evitando que, aproximadamente, 60 mil sacolas de plásticos fossem jogadas no meio ambiente.

Cargo
Gerente de Marketing
Data do cadastro
Instituição
Nome
CRISTIANE PIUCO SAQUETI
Número
372
Prática
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DENTRO DA EMPRESA ATRAVÉS DE COLETA SELETIVA E DESTINAÇÃO APROPRIADA.
Status
Telefone
(48) 3212-6600