Transformação digital no varejo: competir nos (ou com) os ecossistemas?

Transformação digital no varejo: competir nos (ou com) os ecossistemas?

Por Henrique de Campos Jr, Francine Zanin Bagatini, Daniel Nepomuceno, José Guimarães e Luiz Tavares

 

Neste artigo, José Guimarães (CEO da Novomundo.com), Daniel Nepomuceno (Diretor de E-commerce no Tenda Atacado) e Luiz Tavares (Diretor de CPGs no Rappi) oferecem dicas valiosas para impulsionar o desenvolvimento dos varejistas no âmbito das vendas online e das estratégias omnicanal. Seja desenvolvendo uma estrutura própria, utilizando soluções de mercado ou aderindo aos ecossistemas, os desafios e oportunidades são evidentes. 

 

Acesse a versão online e gratuita do artigo especial sobre a Dimensão Processos e Tecnologia no Varejo.

Autores

Henrique de Campos Jr (FGVcev)

Doutor e mestre em Administração de Empresas pela FGV EAESP. Graduado em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Marketing da EAESP FGV, Coordenador de Cursos de Pós-graduação e Extensão Executiva. Pesquisador do FGVcev - Centro de Excelência em Varejo da FGV EAESP.

henrique.campos@fgv.br

 

Francine Zanin Bagatini (Doutoranda em Administração de Empresas – FGV EAESP) 

Francine é Publicitária, Mestre em Administração e estudante do Doutorado Acadêmico em Administração de Empresas na FGV EAESP. Colaborou ativamente com a elaboração dos conteúdos para o Fórum Varejo e Consumo promovido pelo FGVcev em 2022.

 luccaritzmann@gmail.com

 

Daniel Nepomuceno (Tenda Atacado)

Diretor de e-commerce, transformação digital e projetos do Tenda Atacado. Experiência de 22 anos com internet e há 12 anos liderando áreas de e-commerce em grandes empresas e startups. Formado em Administração de Empresas pela PUC-SP e mestrando em Varejo pela FGV-EAESP. Eleito profissional do ano de 2021 pelo E-commerce Brasil.

 

José Guimarães (Novomundo.com)

Administrador de empresas, atua como executivo há mais de 20 anos em grandes grupos do varejo nacional. Sua trajetória é focada na atuação estratégica com expertise diferenciada nas áreas de operações, vendas e governança. Seu trabalho concentra esforços na construção de equipes de alta performance, orientadas ao cumprimento de metas, desafios e clima organizacional.

 

Luiz Tavares  (Rappi)

No Rappi Brasil desde 2020, Luiz Tavares é diretor de consumer packaged goods (CPGs), que leva ao consumidor produtos de parceiros do setor de supermercados, bebidas e farmácias. Antes de seu ingresso no super aplicativo, atuou por mais de 16 anos na Ambev, chegando ao cargo de diretor de excelência operacional e, posteriormente, diretor de direct to consumer, estruturando a área no Brasil. Tavares é Bacharel em Administração de Empresas pela UDESC e em Engenharia pela UFSC, além de MBA em Marketing pela FGV e MBA Executivo pelo Insper.

Mantenedores do FGVcev