Estudo apresenta os varejistas líderes do comércio unificado na América Latina

Estudo apresenta os varejistas líderes do comércio unificado na América Latina

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Em parceria com a Google Cloud e a Zebra Technologies, a Manhattan Associates anunciou os resultados da primeira análise de experiências reais do comércio unificado no varejo latino americano. Batizado de Unified Commerce Benchmark, o estudo classificou como líderes duas empresas brasileiras: C&A e Leroy Merlin.

Conduzido pela Incisiv, a análise avaliou 35 varejistas do Brasil, México (que também teve duas líderes, sendo M e The Home Depot) e Chile. Nesse caso, verificaram em 5 segmentos de varejo na implementação de 290 atributos-chave, analisando os recursos de experiência do cliente em quatro áreas funcionais:

Busca e Descoberta;
Carrinho e Checkout;
Promessa e Fulfillment;
e Serviço e Suporte.

Como funciona o Comércio Unificado

As soluções de Comércio Unificado, segundo a apresentação, combinam os sistemas front-end e back-end de um varejista para estabelecer uma visão única do negócio. Como resultado, contribui às marcas na identificação e resposta rápida às tendências, assim como a tomar decisões mais informadas e a aprimorar a experiência do cliente.
 

C&A e a sustentabilidade

O estudo revelou que a C&A se destacou por sua abordagem à sustentabilidade, algo que está cada vez mais no radar dos consumidores — 40% dos compradores buscam e estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis e eticamente produzidos. Além disso, vale destacar que:

64% dos compradores têm maior probabilidade de comprar de marcas que oferecem embalagens sustentáveis;
e 50% dos líderes consideram a pegada de carbono e o impacto da escolha de fulfillment.
Outro ponto destacado foi a capacidade de a C&A em desenvolver ações de sustentabilidade e comunicá-las aos clientes, o que demonstra um compromisso genuíno da empresa com a questão ambiental e social.

Descobertas-chave

A adoção do comércio unificado na América Latina ainda é relativamente baixa, e as capacidades de diferenciação estão com um nível de adoção de apenas 50%. Segundo Oscar, a única maneira de os varejistas proporcionarem a experiência de compra altamente personalizada esperada pelos consumidores atuais é se houver uma verdadeira visibilidade da disponibilidade de estoque e flexibilidade durante e após a venda. Algumas descobertas-chave do levantamento incluem:
 

Omnicanalidade

Identificou-se que 70% dos consumidores da América Latina têm mais probabilidade de comprar com varejistas que oferecem experiências online e em lojas integradas.

Personalização
Cerca de 80% dos consumidores têm mais probabilidade de comprar por meio de experiências personalizadas e estão dispostos a pagar até 16% a mais por isso. Outra descoberta foi que 75% dos líderes proporcionaram uma experiência de compra personalizada aos consumidores, em comparação com 26% dos não líderes.

Conveniência, flexibilidade e transparência

O tópico “checkout” também entrou no estudo, e identificou que 30% dos compradores abandonarão o carrinho se o checkout envolver várias etapas e formulários longos — 83% dos líderes ofereceram guest checkout online.

Em relação à fidelização, 84% dos compradores têm mais probabilidade de permanecer fiéis a uma marca que oferece um programa de fidelidade. Desses, 54% afirmam que os prazos de entrega e as opções de fulfillment são influenciadores-chave nas decisões de compra em um canal digital do varejista.

Outra descoberta foi que os compradores desejam ter controle sobre seu pedido mesmo após a compra. Sobre esse ponto, as respostas foram:

  • 50% dos líderes ofereceram aos compradores a capacidade de cancelar o pedido após a compra;
  • 33% permitiram devoluções durante a retirada na loja;
  • e 100% deram aos compradores a capacidade de rastrear suas devoluções.

 

Fonte: e-commercebrasil 
Imagem: Canva

 

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