Centralidade no cliente: o autêntico marketing de relacionamento

Centralidade no cliente: o autêntico marketing de relacionamento

Por Maurício Morgado, Francine Zanin Bagatini, Antônio Augusto, Christiane Cruz Citrangulo e Ilca Sierra.

 

Neste artigo, Antônio Augusto (CMO da Localiza), Christiane Cruz Citrangulo (Diretora de Marketing e Loyalty no GPA) e Ilca Sierra (CXMO na VIA) oferecem uma visão valiosa sobre as iniciativas que estão sendo trabalhadas no varejo para surpreender os consumidores cada dia mais exigentes e conectados. Dado que os limites entre o físico e o digital foram diluídos, as iniciativas de comunicação e relacionamento devem convergir para uma experiência consistente e coesa.

 

Acesse a versão online e gratuita do artigo especial sobre a Dimensão Comunicação e Marketing no Varejo.

Autores

Maurício Morgado (FGVcev)

Doutor em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, Mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP e Graduado em Administração de Empresas pela FEA-USP. É sócio da Lúmina Marketing, professor da FGV-EAESP e coordenador do FGVcev - Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP

 mauricio.morgado@fgv.br

 

Francine Zanin Bagatini (Doutoranda em Administração de Empresas – FGV EAESP) 

Francine é Publicitária, Mestre em Administração e estudante do Doutorado Acadêmico em Administração de Empresas na FGV EAESP. Colaborou ativamente com a elaboração dos conteúdos para o Fórum Varejo e Consumo promovido pelo FGVcev em 2022.

 luccaritzmann@gmail.com

 

Antônio Augusto (Localiza) 

Velejador amador e pai de duas meninas, Antônio Augusto está diretor de marketing na Localiza desde junho de 2019. Com passagens pela Coca-Cola, Souza Cruz, Lafarge e Petronas, se especializou na implementação de metodologias ágeis de marketing e growth. É formado em Administração pela UFMG, com MBA pelo Ibmec e Mestre em Marketing pela FUMEC.

 

 

Christiane Cruz Citrangulo (GPA)

Graduada em Administração de Empresas com Pós-graduação pela USP em Administração Industrial e MBA com foco em varejo. Teve o privilégio de trabalhar em empresas líderes de seus segmentos como Unilever, Nestlé, Carrefour e atualmente trabalha no GPA. Na indústria, trabalhou em TI, finanças, vendas e foi head de trade marketing por mais de 15 anos. Já no varejo, foi diretora comercial do Carrefour, diretora de marketing do Extra, diretora de operações do Pão de Açúcar e agora retorna ao marketing do GPA, acumulando também as áreas de loyalty, pricing e clientes para todas as bandeiras da empresa. Com mais de 30 anos de experiência, já empreendeu com lojas próprias e, em 2021 foi uma das 50 coautoras do livro “Mulheres do Varejo” pela Editora Leader.

 

Ilca Sierra (VIA)

Profissional de marketing com 22 anos de carreira, atualmente está como chief experience marketing officer (CXMO) da VIA, responsável pelo marketing, branding e estratégia de clientes das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com. Atuando prioritariamente no setor de varejo, Ilca já teve passagem pelo Magazine Luiza, onde ficou por uma década como diretora de marketing multicanal da rede e trabalhou também no GPA e Pernambucanas.
Graduada em Publicidade e Propaganda pela Cásper Líbero, tem especializações em Marketing de Varejo pela FGV-EAESP, Inovação Estratégica pela HSM Educação, Especialização em Storytelling e Negociação, pelo Stanford Center of Professional Development e uma Extensão em Economia Circular pela UC Berkeley. Ganhadora do Prêmio Caboré 2020 na categoria Profissional de Marketing. No ano de 2021 foi vencedora do prêmio Profissionais do Ano, promovido pela Rede Globo, na categoria Nacional, com a campanha "Armários" pelo mês do orgulho LGBTQIA+.

Mantenedores do FGVcev