Capacidades adaptativas: como promover inovação no varejo?

Capacidades adaptativas: como promover inovação no varejo?

Por Artur Motta, Francine Zanin Bagatini, Marcos Carvalho, Sérgio Zimerman e Vanessa Sandrini

 

Neste artigo, Sérgio Zimerman (CEO da Petz), Vanessa Sandrini (Diretora de Varejo no JHSF&FASANO) e Marcos Carvalho (Diretor de Marketing da Swift) exemplificam como as constantes mudanças têm movimentado a maneira como as empresas se estruturam e se posicionam. A inovação exige disrupção e esses três cases aprenderam a romper as barreiras para, em meio às turbulências do mercado, crescer e inovar. No varejo, velocidade e capacidade de adaptação são competências fundamentais.

 

Acesse a versão online e gratuita do artigo especial sobre a Dimensão Posicionamento Estratégico no Varejo.

Autores

Artur Motta (FGVcev)  

Doutor e mestre pela FGV-EAESP.  Mentor de empresas no programa Growthaholics for Startups da Ace Startups. Facilitador certificado na metodologia Lego Serious Play. Coordenador de cursos e professor em diversas instituições de ensino em temas relacionados a marketing, varejo, inovação em modelos de negócios e gamificação. Pesquisador do FGVcev - Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP. Coautor do livro “A Transformação dos Negócios na Omniera” e do livro “Gestão da Inovação, Design Thinking e Economia Criativa”.

 artur.motta@fgv.br

 

Francine Zanin Bagatini (Doutoranda em Administração de Empresas – FGV EAESP) 

Francine é Publicitária, Mestre em Administração e estudante do Doutorado Acadêmico em Administração de Empresas na FGV EAESP. Colaborou ativamente com a elaboração dos conteúdos para o Fórum Varejo e Consumo promovido pelo FGVcev em 2022.

 francinebagatini@hotmail.com

 

Marcos Carvalho (Swift)

É Diretor de marketing da Swift, com sólida e longa experiência na área, tendo expertise em varejo, e-commerce, publicidade, planejamento de mídia, CRM, consumer insights, pricing, customer service e gerenciamento de programa de fidelidade. Foi também diretor de marketing da Walmart, atuando em implementações de marketing com experiência internacional no Japão, China, Coréia, Argentina e América Central. De 2009 a 2012, foi presidente do Comitê Técnico de Inteligência de Marketing e Pesquisa da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA). 

 

Sérgio Zimerman (Petz)

Graduado em Administração pela UNIP com cursos de extensão realizados na Europa e nos Estados Unidos e MBA em Varejo pela FIA-USP. Idealizador e criador da Petz, fundada em 2002, que a princípio se chamava Pet Center Marginal. À frente da empresa, liderou a consolidação e expansão inicial dos negócios, que em 10 anos prosperou, atingindo a marca de 27 lojas em 2012. Em 2013 fechou uma parceria com o fundo de private equity Warburg Pincus, tornando-se, além de CEO, membro do conselho de administração da rede e responsável pelo processo de profissionalização da gestão da companhia. O empreendedor, considerado Empresário do Ano pela Associação de Lojistas de Shoppings (Alshop) em 2018 e eleito o melhor CEO do varejo brasileiro pela revista Institutional Investors em 2022.

 

Vanessa Sandrini (JHSF&FASANO)

Apaixonada pelo varejo, por pessoas, conexões, jornada do cliente e inovação. São mais de 25 anos de experiência nacional, regional em empresas familiares e multinacionais. Atualmente é executiva do grupo JHSF&FASANO. Nos últimos dois anos foi responsável pela implementação da nova BU Varejo, canais físicos, digital B2B e B2C - Empório Fasano e Selezione Fasano. Fundadora do Instituto Mulheres do Varejo (IMDV), conselheira, mentora e escritora de livros, incluindo o livro “Mulheres do Varejo”, em coautoria com 50 executivas. Aliada da ONU Mulheres, primeira mulher a assinar o Pacto Global representando uma empresa no Nordeste. Tem trabalhado para promover a inclusão e a diversidade, a mediação como forma de pacificação social e o acesso à governança em pequenas e médias empresas. Em 2021, foi reconhecida com o prêmio Personalidade do Ano no Varejo pelo Popai Brasil. 

Mantenedores do FGVcev