Workshop FGVcev: “Transformações da Área Comercial: Competências para um Varejo 4.0”

Workshop FGVcev: “Transformações da Área Comercial: Competências para um Varejo 4.0”
22 mai 2021
Transmissão Online e ao vivo via ferramenta Zoom
08:30 até 15:30

O ano de 2020 acelerou a transformação das organizações, impondo novas formas de atuar para a área.
comercial. Quais habilidades relacionais e técnicas serão fundamentais para que os profissionais da área comercial sejam protagonistas e os agentes dessa transformação?

Neste workshop, abordaremos as ondas de transformação da área comercial, os recursos organizacionais e pessoais para que a área comercial seja o agente das mudanças.
 

Público-alvo

Profissionais da área comercial do varejo e indústria e de outras áreas que desejam ter uma visão sistêmica e transformadora do negócio.

Programação

sab 22/05
08h30 às 17h30

Temas abordados:

•    Os impactos na área comercial
•    Quais são os gatilhos e desafios das empresas e das áreas comerciais?
•    Os estágios de transformação da área comercial – self assessment
•    A necessidade de um profissional que combine visão, pensamento sistêmico e especialização
•    Atuação intraempreendedora na gestão comercial
•    Cultura, convicções, processos e tecnologia como inibidores ou alavancas do crescimento
•    O digital (CRM, E-Commerce e redes sociais) e sua implicação na área comercial 
•    Exercício: Qual estágio está a sua organização e os impactos na sua vida
•    Atividade: Onde estamos e onde queremos chegar? (Análise dos estágios e avaliação das habilidades, estrutura, informação, indicadores e metas de cada um).
 

Coordenação

Olegário Araújo (FGVcev)

Especialista em varejo com atuação junto ao varejo alimentar e varejo farma,
Sócio-fundador da agência Inteligência360;
Pesquisador do FGVcev (Centro de Excelência em Varejo da FGV EAESP) e membro do CGV (Conselho de Gestão do Varejo), curador de conteúdo de congressos, moderador de debates;Formado em Administração de empresas pela PUC-SP, tem MBA em Gestão de Empresas pela FIA-USP, com extensão em varejo pela Youngstown State University e mestrado em Administração de Empresas da FGV EAESP na linha de Estratégias de Marketing;
Sua trajetória inclui 15 anos na Nielsen, onde foi Gerente de contas, gerente nacional de varejo e diretor de atendimento para o varejo de produtos de alto giro e atacado.

Daniele Motta (Co-founder do JBP Experts)

Diretora de marketing, Trade Marketing, CRM e E-Commerce do Supermercados Mambo, Co-founder do JBP Experts; 
VP de Shopper Marketing no POPAI Brasil, Mentora na ACE Startups, banca julgadora do International Meeting of Negotiation 2020, Co-idealizadora da 1a Startup Week especializada em Trade Marketing
MBA pela FGV-SP em estratégia de negócios e ESPM em marketing e negócios digitais, 
Por mais de 29 anos atuou como executiva em multinacionais como Unilever, L’Oreal, Coca-Cola, Nestlé e Diageo liderando times de supply chain, trade marketing, gerenciamento por categoria, conhecimento de shopper e times comerciais.

Artur Machado da Motta (FGV EAESP)

Administrador de Empresas pela PUC-Rio com especialização em Marketing. Mestre e doutorando na linha de Estratégias de Marketing na FGV EAESP;
Experiência profissional nas áreas de Marketing, Trade Marketing e Comercial, com passagem por empresas das áreas de consumo, varejo e farmacêutica, como Unilever, Carrefour e Gouvea Consulting;
Empreendedor no setor de Food Service e mentor de empresas no programa Growthaholics for startups da Ace Start-ups;
Professor e coordenador de cursos na ESPM, FGV, Saint Paul Business School e FECAP em temas relacionados a Varejo, Marketing, Empreendedorismo, Transformação Digital e Gamificação de Negócios;
Pesquisador do FGVcev (Centro de Excelência em Varejo) e do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV EAESP. 

Mantenedores do FGVcev