Objetivo
Apresentar o panorama político-econômico nacional para 2023 e suas tendências. Expor as tecnologias e novidades voltadas para o Varejo exibidas tanto na NRF 2023 como nas visitas técnicas realizadas na cidade de Nova York. Contribuir para repensar o varejo, seus formatos, processos e formas de gestão.
Público-alvo
Diretores, gerentes, profissionais do varejo, seus fornecedores e demais interessados no tema.
Programação
Abertura
Maurício Morgado (FGVcev/FGV EAESP)
BLOCO I
Ambiente de Negócios
Tendências Econômicas para o Brasil em 2023
Ricardo Meirelles (FGV EAESP)
Cenário Político em 2023
Cláudio Couto (FGV EAESP)
Perguntas & Respostas
Moderador: Maurício Morgado (FGVcev/FGV EAESP)
Intervalo
BLOCO II
Tendências de Varejo
Conceitos e Tendências para o Varejo – NRF 2023
Maurício Morgado (FGVcev/FGV EAESP)
Tecnologias Impactando o Varejo – NRF 2023
Henrique Campos Júnior (FGVcev/FGV EAESP)
Conceitos e Tendências para o Varejo Alimentar – NRF 2023
Antônio Sá (Amicci) e Olegário Araújo (FGVcev)
Perguntas & Respostas
Moderador: Maurício Morgado (FGVcev/FGV EAESP)
Encerramento
Moderador: Maurício Morgado (FGVcev/FGV EAESP)
Palestrantes

É professor de Varejo em cursos de MBA e Pós-Graduação na Fundação Getulio Vargas. Atuou muitos anos como executivo do Varejo e da Indústria, em empresas como Walmart, Grupo Pão de Açúcar, Ikesaki, entre outras. É sócio-diretor da Amicci, empresa de serviços dedicada ao varejo, que possui algumas das maiores varejistas de diversos setores do país como clientes. Escreve para importantes veículos de comunicação, participa dos principais fóruns de varejo do mundo e é palestrante frequente sobre temas ligados ao varejo - tendências e inovação.

Cláudio Gonçalves Couto é cientista político, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Gestão Pública da FGV EAESP, onde coordena o Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas (MPGPP). É docente desse mestrado profissional, bem como da graduação em Administração Pública e da pós-graduação acadêmica (mestrado e doutorado) em Administração Pública e Governo. Ainda na FGV é pesquisador do Centro de Política e Economia do Setor Público (CEPESP). Foi secretário adjunto e, depois, secretário executivo da ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais). É bolsista de produtividade do CNPq (nível 1C) e edita o canal do Youtube e Podcast #ForadaPolíticaNãoháSalvação.

Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (2000), especialização em Marketing pela ESPM (2003), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2007) e doutorado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas (2014) na linha de pesquisa de Estratégias em Marketing. É Professor da FGV EAESP e da ESPM - SP. Coordenador dos cursos de pós-graduação de Marketing, Marketing Digital e MBA da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Gestão de Marketing e Marketing no Varejo do Centro Universitário SENAC. Também é representante da FECAP na ANAMBA. Professor convidado nos cursos de Pós Graduação da FIPECAFI e FIA nas áreas de Estratégia Empresarial e Marketing. Consultor Sênior na Marco Brasil Consultoria em Marketing. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia e Estratégia Empresarial.

Doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, Mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP e Graduado em Administração de Empresas pela FEA-USP. É sócio da Morgado & Vitelli Consultoria, professor da FGV-EAESP, coordenador do FGVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP e atua nas áreas de consultoria em marketing, atendimento a clientes, visual merchandising, tendências de varejo e treinamento em marketing e varejo.

Especialista em varejo, cofundador da Inteligência360, empresa especializada em inteligência de mercado e competitiva, membro do Board do CGV – Conselho de gestão do varejo, pesquisador do FGV CEV – Centro de Excelência em Varejo da FGV EAESP. Formado em Administração de empresas pela PUC-SP, tem MBA em Gestão de Empresas pela FIA-USP, com extensão em varejo pela Youngstown State University e mestrado em Administração de Empresas pela FGV EAESP na linha de Estratégias de Marketing. Foi Key Account Manager, gerente nacional de varejo e diretor de atendimento ao varejo e atacado na Nielsen Brasil.

Doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2007) e Mestrado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1998) e graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1989). Possui cursos de especialização na Georgetown University (Washington-DC/USA) e Università Luigi Bocconii (Milão/Itália). É pesquisador da FAPESP nos programas PIPE-Finep. É consultor do Banco Mundial para o setor de energia. É professor dos cursos de Macroeconomia Aplicada, Economia Monetária e Brazilian Economy da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP-FGV). Tem experiência nas áreas de macroeconomia, com ênfase em Política Monetária e Fiscal, atuando principalmente nos seguintes temas: economia monetária, modelos de metas de inflação, coordenação entre política monetária e fiscal, equilíbrio geral computável, e metodologia científica. É sócio-diretor da Linus Galena Consultoria Econômica e responsável pelo departamento macroeconômico, setorial e comércio exterior. A Linus Galena está classificada no Ranking Anual Focus Top 5 do BACEN nos anos de 2012 e 2014, bem como em inúmeros rankings mensais. É contribuinte dos serviços Broadcast, Agência Estado e Thompson/Reuters e do website economonitor.com. Possui longa expertise em processos de implantação e troca de controle de instituições financeiras no Brasil, processos BACEN DEORF 3040, sendo em uma ocasião, o diretor técnico junto ao BACEN no processo de troca de instituição financeira. É inventor do software InflationT, de simulação de um modelo de metas de inflação para economia aberta com a incorporação de um bloco fiscal.
Coordenação

Doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, Mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP e Graduado em Administração de Empresas pela FEA-USP. É sócio da Morgado & Vitelli Consultoria, professor da FGV-EAESP, coordenador do FGVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP e atua nas áreas de consultoria em marketing, atendimento a clientes, visual merchandising, tendências de varejo e treinamento em marketing e varejo.