Objetivo
Apresentar o panorama político-econômico nacional para 2020 e suas tendências. Expor as tecnologias e novidades voltadas para o Varejo exibidas tanto na NRF 2020 como nas visitas técnicas realizadas na cidade de Nova York. Contribuir para repensar o varejo, seus formatos, processos e formas de gestão aplicadas no Brasil, por meio de palestras, depoimentos e atividades.
Público-alvo
Diretores, gerentes, profissionais do varejo, seus fornecedores e demais interessados no tema.
Programação
Recepção aos Participantes
BLOCO I Tendências de Varejo
Conceitos e Tendências para o Varejo - NRF 2020
Maurício Morgado (FGVcev/FGV EAESP)
Propósito, Valores e Sucesso no Varejo - NRF 2020
Juracy Parente (FGVcev/FGV EAESP)
Tecnologias Impactando o Varejo - NRF 2020
Henrique Campos Júnior (FGVcev/FGV EAESP)
Insights e Desafios para o Franchising – NRF 2020
Adir Ribeiro (Praxis Business)
Perguntas & Respostas
Moderador: Juracy Parente (FGVcev/FGV EAESP)
Coffee Break
Almoço livre
BLOCO II Mão na massa - Aplicação no Brasil
14h – 15h30
Mesas de trabalho:
• Experiência de Compra do Consumidor (Maurício Morgado)
• Operações e Logística (Luís Henrique Rigato)
• Pessoas e Propósitos (Juracy Parente)
• Varejo Digitalmente Integrado (Henrique Campos Júnior)
Coffe Break
Apresentação do livro “VAREJO EM POLOS DE RUA - Dinamizando o comércio e revitalizando as cidades”
Juracy Parente (FGVcev/FGV EAESP)
Ambiente de Negócios
Tendências Econômicas para o Brasil em 2020
Marcos Fernandes Gonçalves (FGV EAESP)
Encerramento
Maurício Morgado (FGVcev/FGV EAESP)
Palestrantes

Doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, Mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP e Graduado em Administração de Empresas pela FEA-USP. É sócio da Morgado & Vitelli Consultoria, professor da FGV-EAESP, coordenador do FGVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP e atua nas áreas de consultoria em marketing, atendimento a clientes, visual merchandising, tendências de varejo e treinamento em marketing e varejo. Foi autor e co-organizador do livro “Varejo – Administração de Empresas Comerciais” da Editora SENAC (1997), autor da dissertação “Internet como mídia de marketing direto no Brasil” (1998) e da tese “Comportamento do consumidor online: perfil, atitudes e uso da Internet” (2003).

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (1967), MBA pela Cornell University, e Ph.D. - doutorado em Administração de Empresas - University of London (1978). É fundador e pesquisador do FGVcev - Centro de Excelência em Varejo. Professor visitante na Universidade de Cornell (1994) e na Universidade da Florida - Warrington Business School (2013, 2014 e 2016). Semestre Sabático na Universidade da Florida - 2012 Avaliador e revisor de revistas científicas como a RAE, Journal of REtailing, Journal of Retail and Consumer Services, and distribution Management International Journal of Retail and Distribution Management and Journal of Industrial Marketing. Parecerista da CAPES e FAPESP, CLAV. Coordenador do comitê científico do CLAV. Seus interesses de pesquisa estão concentrados no setor varejista, especialmente nos temas de localização varejista, polos varejistas de rua, mercados de baixa renda, responsabilidade corporativa, estratégia varejista, e comportamento de compra.

Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (2000), especialização em Marketing pela ESPM (2003), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2007) e doutorado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas (2014) na linha de pesquisa de Estratégias em Marketing. É Professor da FGV EAESP e da ESPM - SP. Coordenador dos cursos de pós-graduação de Marketing, Marketing Digital e MBA da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Gestão de Marketing e Marketing no Varejo do Centro Universitário SENAC. Também é representante da FECAP na ANAMBA. Professor convidado nos cursos de Pós Graduação da FIPECAFI e FIA nas áreas de Estratégia Empresarial e Marketing. Consultor Sênior na Marco Brasil Consultoria em Marketing. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia e Estratégia Empresarial. Atualmente dedica-se a estudar Métricas de Marketing, Varejo e Trade Marketing.

Presidente-Fundador da Praxis Business, com mais de 25 anos de mercado. É especialista em Gestão Estratégica do Franchising. Formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing, é mentor da Endeavor e professor das principais escolas de negócios do país, tendo conduzido mais de 300 palestras ao longo de sua carreira. Faz parte do Conselho Consultivo de Franqueadoras e também é Conselheiro da ONG Instituto CEO do Futuro. Ex-membro da Comissão de Ética da ABF (2015-2018). Atual Coordenador da Comissão de Fornecedores da ABF (2019).É co-autor de três livros relevantes no Franchising brasileiro.

Marcos Fernandes Gonçalves da Silva possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1984), Doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1994) e pós-doutorado no SAS (http://americas.sas.ac.uk/) - University of London (1997/1998). Foi consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU), é consultor da FAPESP na área de corrupção e políticas públicas. É pesquisador associado do Cepesp FGV. Atualmente é Professor Adjunto Doutor em tempo integral da FGV/EAESP, foi colaborador do Programa de Pós-Graduação em Economia, Coordenador da Graduação em Economia, Pedagógico e Coordenador do Centro de Pesquisas dos Processos da Decisão da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio (FGV/EESP).

Coordenador do Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas (MPGPP) da EAESP-FGV. Graduado em Ciências Sociais (1991), mestre em Ciência Política (1994) e doutor em Ciência Política (2000), todos os títulos obtidos pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Columbia (EUA) com apoio da CAPES (2005-6). É professor adjunto do Departamento de Gestão Pública da EAESP da Fundação Getúlio Vargas - SP e docente dos cursos de graduação em Administração Pública e Administração de Empresas.
Coordenação

Doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, Mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP e Graduado em Administração de Empresas pela FEA-USP. É sócio da Morgado & Vitelli Consultoria, professor da FGV-EAESP, coordenador do FGVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP e atua nas áreas de consultoria em marketing, atendimento a clientes, visual merchandising, tendências de varejo e treinamento em marketing e varejo. Foi autor e co-organizador do livro “Varejo – Administração de Empresas Comerciais” da Editora SENAC (1997), autor da dissertação “Internet como mídia de marketing direto no Brasil” (1998) e da tese “Comportamento do consumidor online: perfil, atitudes e uso da Internet” (2003).