Objetivo
Apresentar o panorama político-econômico nacional para 2022 e suas tendências. Expor as tecnologias e novidades voltadas para o Varejo exibidas tanto na NRF 2022 como nas visitas técnicas realizadas na cidade de Nova York. Contribuir para repensar o varejo, seus formatos, processos e formas de gestão.
Público-alvo
Diretores, gerentes, profissionais do varejo, seus fornecedores e demais interessados no tema.
Programação
Abertura
Maurício Morgado (FGVcev/FGV EAESP)
BLOCO I
Ambiente de Negócios
Tendências Econômicas para o Brasil em 2022
Ricardo Meirelles (FGV EAESP)
Cenário Político em 2022
Cláudio Couto (FGV EAESP)
Perguntas & Respostas
Moderador: Maurício Morgado (FGVcev/FGV EAESP)
Intervalo
BLOCO II
Tendências de Varejo
Conceitos e Tendências para o Varejo – NRF 2022
Maurício Morgado (FGVcev/FGV EAESP)
Tecnologias Impactando o Varejo – NRF 2022
Henrique Campos Júnior (FGVcev/FGV EAESP)
Painel Executivo - NRF 2022: Impactos no Varejo Brasileiro
- André Feltrin (FFC Serviços Financeiros)
Perguntas & Respostas
Moderador: Maurício Morgado (FGVcev/FGV EAESP)
Encerramento
Moderador: Maurício Morgado (FGVcev/FGV EAESP)
Palestrantes

Sócio-diretor da empresa, especializada no desenvolvimento de soluções em serviços financeiros distribuídos pelo varejo.

Cláudio Gonçalves Couto é cientista político, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Gestão Pública da FGV EAESP, onde coordena o Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas (MPGPP). É docente desse mestrado profissional, bem como da graduação em Administração Pública e da pós-graduação acadêmica (mestrado e doutorado) em Administração Pública e Governo. Ainda na FGV é pesquisador do Centro de Política e Economia do Setor Público (CEPESP). Foi secretário adjunto e, depois, secretário executivo da ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais). É bolsista de produtividade do CNPq (nível 1C) e edita o canal do Youtube e Podcast #ForadaPolíticaNãoháSalvação.

Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (2000), especialização em Marketing pela ESPM (2003), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2007) e doutorado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas (2014) na linha de pesquisa de Estratégias em Marketing. É Professor da FGV EAESP e da ESPM - SP. Coordenador dos cursos de pós-graduação de Marketing, Marketing Digital e MBA da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Gestão de Marketing e Marketing no Varejo do Centro Universitário SENAC. Também é representante da FECAP na ANAMBA. Professor convidado nos cursos de Pós Graduação da FIPECAFI e FIA nas áreas de Estratégia Empresarial e Marketing. Consultor Sênior na Marco Brasil Consultoria em Marketing. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia e Estratégia Empresarial.

Doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, Mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP e Graduado em Administração de Empresas pela FEA-USP. É sócio da Morgado & Vitelli Consultoria, professor da FGV-EAESP, coordenador do FGVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP e atua nas áreas de consultoria em marketing, atendimento a clientes, visual merchandising, tendências de varejo e treinamento em marketing e varejo.

Doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2007) e Mestrado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1998) e graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1989). Possui cursos de especialização na Georgetown University (Washington-DC/USA) e Università Luigi Bocconii (Milão/Itália). É pesquisador da FAPESP nos programas PIPE-Finep. É consultor do Banco Mundial para o setor de energia. É professor dos cursos de Macroeconomia Aplicada, Economia Monetária e Brazilian Economy da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP-FGV). Tem experiência nas áreas de macroeconomia, com ênfase em Política Monetária e Fiscal, atuando principalmente nos seguintes temas: economia monetária, modelos de metas de inflação, coordenação entre política monetária e fiscal, equilíbrio geral computável, e metodologia científica. É sócio-diretor da Linus Galena Consultoria Econômica e responsável pelo departamento macroeconômico, setorial e comércio exterior. A Linus Galena está classificada no Ranking Anual Focus Top 5 do BACEN nos anos de 2012 e 2014, bem como em inúmeros rankings mensais. É contribuinte dos serviços Broadcast, Agência Estado e Thompson/Reuters e do website economonitor.com. Possui longa expertise em processos de implantação e troca de controle de instituições financeiras no Brasil, processos BACEN DEORF 3040, sendo em uma ocasião, o diretor técnico junto ao BACEN no processo de troca de instituição financeira. É inventor do software InflationT, de simulação de um modelo de metas de inflação para economia aberta com a incorporação de um bloco fiscal.
Coordenação

Doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, Mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP e Graduado em Administração de Empresas pela FEA-USP. É sócio da Morgado & Vitelli Consultoria, professor da FGV-EAESP, coordenador do FGVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP e atua nas áreas de consultoria em marketing, atendimento a clientes, visual merchandising, tendências de varejo e treinamento em marketing e varejo.