Objetivo

O objetivo do seminário é apresentar as tendências e novidades do Varejo, exibidas na NRF 2021 (Capítulo 1: online) e explorar o panorama político e econômico brasileiro para 2021.

Público-alvo

Diretores, gerentes, profissionais do varejo, seus fornecedores e demais interessados no tema.

Programação

qua 27/01
8h00

Ambiente online

8h00 – 10h00

TÊNDÊNCIAS DE VAREJO - NRF 2021

8h00 – 8h10

Abertura
Maurício Morgado (FGVcev/FGV EAESP)
 

8h10 – 8h40

Os Novos Consumidores e as Mudanças na Experiência de Compras
Maurício Morgado (FGVcev/FGV EAESP)

 

8h40 – 9h10

Modelos de Negócio e Tecnologia no Varejo do Futuro
Henrique Campos Junior (FGVcev/FGV EAESP)
 

9h10 – 10h00

Perguntas & Respostas
Moderadores: Maurício Morgado e Henrique Campos Jr.
 

qui 28/01
08h00

Ambiente online

8h00 -10h00

PANORAMA POLÍTICO e ECONÔMICO - BRASIL 2021

8h00 – 8h10

Abertura
Maurício Morgado (FGVcev/FGV EAESP)
 

8h10 – 8h40

Tendências Econômicas para o Brasil em 2021
Marcos Fernandes Gonçalves (FGV EAESP)
 

8h40 – 9h10

Cenário Político em 2021
Claudio Couto (FGV EAESP)
 

9h10 – 10h00

Perguntas & Respostas
Moderadores: Maurício Morgado e Henrique Campos Jr.
 

Palestrantes

Claudio Couto ( (FGV EAESP)

Cláudio Gonçalves Couto é cientista político, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Gestão Pública da FGV EAESP, onde coordena o Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas (MPGPP). É docente desse mestrado profissional, bem como da graduação em Administração Pública e da pós-graduação acadêmica (mestrado e doutorado) em Administração Pública e Governo. Ainda na FGV é pesquisador do Centro de Política e Economia do Setor Público (CEPESP). Foi secretário adjunto e, depois, secretário executivo da ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais). É bolsista de produtividade do CNPq (nível 1C) e edita o canal do Youtube e Podcast #ForadaPolíticaNãoháSalvação. 

Henrique Campos (FGV EAESP)

Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (2000), especialização em Marketing pela ESPM (2003), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2007) e doutorado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas (2014) na linha de pesquisa de Estratégias em Marketing. É Professor da FGV EAESP e da ESPM - SP. Coordenador dos cursos de pós-graduação de Marketing, Marketing Digital e MBA da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Gestão de Marketing e Marketing no Varejo do Centro Universitário SENAC. Também é representante da FECAP na ANAMBA. Professor convidado nos cursos de Pós Graduação da FIPECAFI e FIA nas áreas de Estratégia Empresarial e Marketing. Consultor Sênior na Marco Brasil Consultoria em Marketing. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia e Estratégia Empresarial.

Marcos Fernandes Gonçalves (FGV EAESP)

Marcos Fernandes Gonçalves da Silva possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1984), Doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1994) e pós-doutorado no SAS (http://americas.sas.ac.uk/) - University of London (1997/1998). É parecerista da FAPESP na área de corrupção e políticas públicas. É pesquisador associado do Cepesp FGV e é pesquisador do FGV/Ethics. É Professor Adjunto Doutor em tempo integral da FGV/EAESP. Foi membro do grupo de pesquisa da Fundação Getulio Vargas, Núcleo de Cooperação com África e Portugal - NuCAP, da Diretoria Internacional da Fundação Getulio Vargas FGV/DINT. Temas atuais de pesquisa são (i) ética e economia, com foco no debate sobre critérios de avaliação econômicos e morais sobre legalização de mercados e atividades empresariais ilegais e (ii) sobre a natureza institucional (formal e informal) do capitalismo de estado no Brasil e suas características relacionadas à relação público-privado.  Atualmente também escreve para o Valor Econômico e O Estado de São Paulo. Marcos Fernandes é também professor colaborador da Escola de Direito da FGV em São Paulo, onde leciona Direito e Economia e Microeconomia. Seus últimos livros são Ética e Economia e Formação Econômica do Brasil, uma Reinterpretação Contemporânea (ambos pela Campus/Elsevier). 

Maurício Morgado (FGV EAESP)

Doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, Mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP e Graduado em Administração de Empresas pela FEA-USP. É sócio da Morgado & Vitelli Consultoria, professor da FGV-EAESP, coordenador do FGVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP e atua nas áreas de consultoria em marketing, atendimento a clientes, visual merchandising, tendências de varejo e treinamento em marketing e varejo.

 

Coordenação

Maurício Morgado (FGV EAESP)

Doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, Mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP e Graduado em Administração de Empresas pela FEA-USP. É sócio da Morgado & Vitelli Consultoria, professor da FGV-EAESP, coordenador do FGVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP e atua nas áreas de consultoria em marketing, atendimento a clientes, visual merchandising, tendências de varejo e treinamento em marketing e varejo.

Como chegar

Mantenedores do FGVcev