Para oferecer uma verdadeira experiência omnicanal, as empresas varejistas podem adotar distintas abordagens no que diz respeito a sistemas: (1) podem desenvolver seus próprios ambientes e ter total controle sobre como a experiência do consumidor será gerida, mas arcar com todos os custos deste desenvolvimento e de atualizações futuras; (2) podem utilizar sistemas de mercado, adaptando algumas das funcionalidades destes sistemas para suas regras de negócios e se beneficiar do desenvolvimento feito pela comunidade; (3) aderir a ecossistemas, favorecendo-se de inúmeras sinergias, desenvolvimento tecnológico acelerado e de ponta, mas perdendo parcialmente sua autonomia. Como competir nestes (ou com estes) ecossistemas?




Doutor e mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Graduado em Admi¬nistração pela Universidade de São Paulo. Coordenador dos cursos de pós-graduação de Marketing, Marketing Digital e MBA da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Gestão de Marketing e Marketing no Varejo do Centro Universitário SENAC. Pesquisador do FGVcev - Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP.