Com a atual disseminação do Covid-19, a economia global enfrenta uma crise com grandes impactos no varejo e no consumo. Com a abrupta mudança de comportamento de toda a população, se torna ainda mais importante o poder de análise e capacidade de reinvenção dos varejistas. Como é a jornada do shopper? Quais são os novos papéis dos vendedores frente à crise sanitária? Quais as obrigações e oportunidades de negócios dos varejistas nas comunidades nas quais estão inseridos? Como os gestores públicos devem regulamentar a atuação varejista face aos anseios atuais da sociedade? E como o Covid-19 tem afetado todas estas relações? O papel dos diferentes stakeholders na geração e distribuição de valor na atividade varejista durante e após o Covid-19 é o tema do 13º Congresso Latino Americano de Varejo e Consumo (CLAV-2020).

Objetivo

O Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo (CLAV) integra a abordagem acadêmica à relevância profissional, articulando o processo de pesquisa e disseminação de conhecimento no varejo. Os participantes têm acesso a pesquisadores e profissionais renomados, o que constrói laços entre o mercado e a excelência acadêmica. Encorajamos estudantes e acadêmicos a enviar seus melhores esforços em artigos completos, artigos executivos e working papers, bem como submissões para nosso consórcio doutoral, sessão de iniciação científica e de casos de ensino.

Profissionais do varejo e indústria do Brasil e América Latina, bem como pesquisadores, professores, pós-graduandos e graduandos interessados ​​no tema de varejo e consumo.

qui 29/10
8h45 – 9h

Preparação para o ambiente online.

9h – 9h15

Sessão de Abertura
Luiz Artur Ledur Brito – Diretor da FGV EAESP
Delane Botelho e Henrique Campos - Coordenadores do CLAV
Maurício Morgado - Coordenador do FGVcev

O Futuro do Varejo na Visão de Quem Faz
Maurício Morgado – FGVcev

Palestra de Abertura
R. Edward Freeman, Olsson Professor of Business Administration, University of Virginia Darden School of Business

“The Power of And: Responsible Business Without Trade-Offs"

11h15 – 13h

Sessões paralelas de apresentação de artigos

13h – 14h

Almoço

14h – 15h45

Sessões paralelas de apresentação de artigos

16h15 – 18h

Painel com Executivos
Moderação: Henrique Campos – Coordenador do CLAV

Marcelo Doria, CEO - Depósito Da Lingerie
Gutemberg de Almeida, Diretor de Desenvolvimento de Negócio para a indústria de Varejo na Microsoft América Latina
Fernando Yunes, SVP e Country Lead do Mercado Livre no Brasil

18h – 18h15

Evento Cultural

sex 30/10
8h15– 8h30

Preparação para o ambiente online.

Sessões paralelas de apresentação de artigos e working papers

Consórcio Doutoral
Coordenadores: Heitor Takashi Kato (PUC-PR) | Lélis Balestrin Espartel (PUC-RS)

Encontro de Iniciação Científica
Coordenadores: Valter Afonso Vieira (UEM)| Claudia Buhamra Abreu Romero (FEAAC/UFC)

10h30 – 11h

11h– 12h45

Palestra de Encerramento

Gisselle Ruiz y Lanza, Diretora geral na Intel Brasil

“O Futuro do Varejo: os avanços para o setor com o AI”

Guilherme Weege, CEO do Grupo Malwee

"Como CEOs de grandes empresas podem promover a qualificação do pequeno varejo e conectar seus negócios com a comunidade?"

Encerramento & Premiações

Almoço

14h30– 16h30

Minicursos:

- Metodologia Quantitativa de Análise de Dados
“Meta-análise na Área do Varejo”
Instrutor: Valter Afonso Vieira (UEM)

- Metodologia Qualitativa de Análise de Dados
“Pesquisa Qualitativa”
Instrutor: Maribel Suarez (COPPEAD-URFJ)

Coordenador:  Adelson Ferreira (FGVcev)

Workshop executivo:  Varejo Ágil

Coordenação: Henrique Campos (FGVcev) |  Artur Motta (FGVcev)

Delane Botelho (FGV EAESP)

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1989), mestrado em Administração de Empresas (Organizações) pela FGV EAESP (1997), com intercâmbio pela Wirtschaftsuniversität Wien (Áustria) e doutorado em Administração de Empresas (Marketing) pela FGV-EAESP (2003), com bolsa sanduíche (CAPES) na Marshall School of Business, University of Southern California (EUA). É professor adjunto da FGV EAESP. Foi "research fellow" na United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD, Suíça). Seus interesses de pesquisa são: cognição e emoção em comportamento do consumidor; pricing. Foi líder da linha Estratégias de Marketing do programa de mestrado/doutorado da FGV EAESP entre 2014 e 2017, e atualmente é chefe do departamento de Mercadologia da FGV EAESP.

Henrique Campos (FGV EAESP)

Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (2000), especialização em Marketing pela ESPM (2003), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2007) e doutorado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas (2014) na linha de pesquisa de Estratégias em Marketing. É Professor da FGV EAESP e da ESPM - SP. Coordenador dos cursos de pós-graduação de Marketing, Marketing Digital e MBA da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Gestão de Marketing e Marketing no Varejo do Centro Universitário SENAC. Também é representante da FECAP na ANAMBA. Professor convidado nos cursos de Pós Graduação da FIPECAFI e FIA nas áreas de Estratégia Empresarial e Marketing. Consultor Sênior na Marco Brasil Consultoria em Marketing. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia e Estratégia Empresarial.