Workshop FGVcev Trade Marketing: Varejo e Indústria buscando soluções conjuntas para encantar o shopper

Data: 
Sab, 29/09/2018 - 08:30 - 17:30
Local: 
FGV-EAESP
Sala: 
Sala 908 da FGV EAESP – 9º andar
 

Os canais de marketing estão se reinventando tanto para se adaptar a situações econômicas adversas quanto para atrair e manter shoppers de diferentes perfis, bolsos e necessidades. Hoje, informações e opiniões sobre produtos e serviços são oferecidos e compartilhados em tempo real, fazendo com que os shoppers busquem as melhores alternativas em diferentes canais para atenderem as suas necessidades. As empresas perceberam que fazer parcerias estratégicas é uma forma de tornar suas ofertas mais atrativas aos olhos desse novo e conectado shopper. Assim, este workshop tem o propósito de avaliar o shopper sobre a perspectiva da indústria e do varejo e, ao mesmo tempo, mostrar, discutir e mensurar ferramentas de trade marketing que possam trazer ganhos mútuos para as empresas que desenvolvem suas estratégias com base na colaboração e inteligência analítica.

Público-alvo: profissionais de marketing, trade marketing, vendas e compras tanto do varejo quanto da indústria que pretendam fortalecer as relações com os parceiros comerciais e definir estratégias alinhadas com as transformações do ambiente e do shopper.

Coordenação: Ronildo Vaz (FGV CEV e Consultor de Varejo e trade marketing)

PROGRAMAÇÃO

Parte 1: Shopper

  • Entendendo o shopper: eu sei quem ele é, o que pensa e porque vem na loja;
  • Entendendo as missões de compra do shopper;
  • O shopper omnicanal;
  • A jornada do shopper offline e online e como influenciá-lo nestes dois mundos;
  • Exercício – Temos um problema: o baixo crescimento de uma categoria de produtos impactando a indústria e o varejo. Gerando insights com a indústria e o varejo para endereçarmos o problema.

Parte 2: O trade marketing

  • O conceito e o papel do trade marketing;
  • Entendendo as atribuições do trade marketing na visão estratégica, tática e operacional;
  • A base estratégica do trade marketing: canais, shoppers, os 4Ps e os 5As;
  • Exercício: Desenvolvendo um plano de Go to Market para categorias de produtos.

Parte 3: Gerenciamento por categorias de produtos

  • O conceito de categoria de produtos: apenas para lembrar;
  • O conceito do processo e não pule etapas: simplificar não é eliminar etapas;
  • Facilite a vida do shopper quando for expor os produtos: casos e lógicas do shopper;
  • O que o shopper quer em termos de sortimento de produtos, seja forte em algumas categorias para trazer o shopper para a sua loja;
  • Exercício – Analisando e fazendo propostas para as categorias: Mão na massa e tire suas conclusões.

Parte 4: Métricas: trade marketing analytics

  • Praticando métricas: ROI, EVA E VDC
  • Mediando o impacto da retenção de clientes
  • Exercício: Experimento no varejo

 

VALORES

 
Para pagamento de 16/08/2018 até 21/09/2018... R$ 850,00
Para pagamento de 22/09/2018 até 28/09/2018... R$ 980,00
 
Para pagamento de 16/08/2018 
até 28/08/2018... R$ 784,00
 

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

 
 
Coordenador: Ronildo Vaz (FGVcev e Consultor de Varejo e Trade Marketing)
Ronildo Vaz é graduado em Economia e Administração de empresas pela Universidade Mackenzie, com MBA em Varejo (USP) e Marketing (FGV) e Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade – Linha Varejo (FGV).
Foi gerente e diretor de vendas e trade marketing nas empresas Unilever, Souza Cruz, Ambev, Colgate Palmolive e Marilan Alimentos. Atualmente trabalha como consultor nas áreas de vendas e trade marketing e desenvolve projetos vinculados a canais de distribuição, gerenciamento por categorias, marcas próprias dentre outros. Atuou em todo o território brasileiro e teve passagens nos mercados do México e EUA.
 

 

 

 

 

 

Redes Sociais e RSS

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede