Quais são as marcas mais valiosas do Brasil? Elas valem mais de 153 bilhões de reais

Quais são as marcas mais valiosas do Brasil? Elas valem mais de 153 bilhões de reais

O ranking da Interbrand deste ano registra o crescimento do valor da Renner em 14% e a estreia do Nubank, ocupando a sétima colocação

Itaú, Bradesco, Skol e Brahma repetiram o feito da edição anterior e ocupam, respectivamente, as primeiras quatro posições entre as 25 marcas mais valiosas do país. Juntas com o Banco do Brasil, na quinta colocação, as cinco concentram 75% do valor total do ranking, estimado em 153 bilhões de reais.

Com valor estimado em R$ 44,3 bilhões, Itaú lidera o estudo mais uma vez

Entre os valores projetados  para cada uma delas, o Itaú tem R$ 44,3 bilhões, o Bradesco, R$ 28,6 bilhões; Skol, R$ 18,8 bilhões; Brahma, R$ 13,3 bilhões; e o Banco do Brasil, R$ 10,3 bilhões. Os  números, de acordo com a pesquisa, refletem investimentos de anos que as empresas têm em inovação, aproximação com o cliente e mudanças ágeis para responder aos novos hábitos dos consumidores.

"Em um cenário em a única certeza é que a velocidade da mudança de hábitos de consumo é cada vez maior e em que  a tecnologia possibilita a entrada de inúmeros competidores ofertando produtos similares, ter uma marca forte já deixou de ser um investimento para se tornar uma questão de sobrevivência e essas 5 marcas sabem disso muito bem", afirma explica Beto Almeida, CEO da Interbrand, responsável pelo estudo.

Como novidade, o levantamento registrou a chegada ao clube do Nubank. A instituição financeira estreou na lista ocupando uma posição de destaque, a sétima e com valor estimado em R$ 3,8 bilhões.

A rápida ascensão está associada, de acordo com o estudo, à abertura de capital, a atributos relacionados à oferta de um novo modelo de serviços bancários e à narrativa de empoderamento.

Quais são as marcas que mais cresceram

Neste ano, a percepção do valor das marcas apresentou alta de 6% em comparação com a edição passada. Entre as marcas que registraram as maiores expansões, está a Renner, 14%, elevando o valor de R$ 1,7 bilhão para R$ 1,9 bilhão. Com o resultado, ganhou uma posição e está 11º lugar.

Segundo o estudo, além do crescimento em seu lucro líquido, a varejista tem conseguido consolidar uma imagem de referência no setor de moda e entrar em pautas de inovação e o compromisso com a sustentabilidade.

Na sequência e com expansão na casa dos dois dígitos, aparecem:

  • Localiza, 13%
  • PagSeguro, 13%
  • Atacadão, 13%
  • Hering, 12%
  • Assaí, 11%
  • Porto Seguro, 11%
  • Drogasil, 10%

 

Em sentido oposto, o principal caso de perda de valor é da Lojas Americanas. A varejista caiu da 10ª para a 19ª posição, encerrando a avaliação com R$ 844 milhões e queda de 53% em comparação com a última edição.

Para chegar aos números, a Interbrand usa uma metodologia desenvolvida em parceria com a London School of Economics. O projeto combina análise de performance financeira e a percepção e influência das marcas junto aos consumidores. Nesta edição, o levantamento ouviu mais de 1100 pessoas de todo Brasil das classes A, B e C.

 

Fonte: Exame
Imagem: Divulgação

 

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