Humanizar para prosperar: um olhar humano para a gestão de pessoas no varejo

Humanizar para prosperar: um olhar humano para a gestão de pessoas no varejo

Por Olegário Araújo, Francine Zanin Bagatini, Marcelo Silva, Minoru Kamachi e Sandro Benelli

 

Neste artigo, Marcelo Silva (Conselheiro de Administração de Empresas), Minoru Kamachi (CEO da Soneda Perfumaria) e Sandro Benelli (Conselheiro de Varejo) oferecem dicas valiosas para os CEOs e líderes refletirem sobre a importância das pessoas para o sucesso dos negócios. Seja no exercício das atividades do cotidiano ou em momentos de mudança, as pessoas são o maior ativo das organizações.

 

Acesse a versão online e gratuita do artigo especial sobre a Dimensão Humana no Varejo: 

Autores

Olegário Araújo  (FGVcev)

Cofundador da Inteligência360, pesquisador do FGVcev - Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP, consultor consultivo de startups e vice-presidente do IMDV – Instituto Mulheres do Varejo. Graduado em Administração de Empresas pela PUC-SP, tem MBA em Gestão de Empresas pela FIA-USP, com extensão em varejo pela Youngstown State University e mestrado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP na linha de Estratégias de Marketing e cursando uma pós-graduação em Neurociências e comportamento.

olegario.araujo@fgv.br

 

Francine Zanin Bagatini (Doutoranda em Administração de Empresas – FGV EAESP) 

Francine é Publicitária, Mestre em Administração e estudante do Doutorado Acadêmico em Administração de Empresas na FGV EAESP. Colaborou ativamente com a elaboração dos conteúdos para o Fórum Varejo e Consumo promovido pelo FGVcev em 2022.

 luccaritzmann@gmail.com

 

Marcelo Silva (Conselheiro de Administração de Empresas)

Graduado em Economia e Ciências Contábeis com Pós-graduação em Administração Financeira. Foi presidente do IDV - Instituto para Desenvolvimento do Varejo.  É conselheiro de administração do Magazine Luiza, do Grupo Raymundo da Fonte, do Grupo Moura, da Movida/Grupo Simpar, do Grupo JCPM e do Grupo Algar. Também é conselheiro consultivo do Mundo do Cabeleireiro e da Ferreira Costa.

 

Minoru Kamachi (Soneda Perfumaria)

Diretor da Soneda Perfumaria, atualmente com 35 lojas presentes em 15 cidades. Minoru tem 53 anos, é casado e tem 3 filhos.

 

Sandro Benelli  (Conselheiro de Varejo)

Executivo, conselheiro e consultor com mais de 30 anos de experiência no Brasil, França e Angola, em empresas como: Casino, GPA, Carrefour, Sendas, Máquina de Vendas etc. CEO em corporações familiares há 9 anos (Multicoisas, Corello, Intermarket, Veran e Saraiva). Conselheiro de empresas desde 2017 (Super Nosso, Super Opa, Grupo DHS, Lopes Supermercados, Bombril. Graduado em Física pelo Mackenzie com Especialização em Gestão Global pela University of Toronto, Administração de Marketing pela FGV, Recuperação Judicial pelo Insper,  Sistema de Informações pela Mauá Engenharia. Além de Mestre em Gestão para a Competitividade e doutorando em Estratégia (ESG nas PMEs) pela FGV-EAESP.

Mantenedores do FGVcev