Consumo na pandemia: 1 a cada 5 consumidores já usa carteiras digitais na AL

Consumo na pandemia: 1 a cada 5 consumidores já usa carteiras digitais na AL

Os consumidores estão com fadiga da pandemia, mas têm ido mais às compras e optado, com maior frequência, por pagamento por aproximação, como por meio das carteiras digitais. Essas são algumas das conclusões da terceira rodada do Visa Covid-19 Consumer Sentiment, estudo sobre as preferências dos consumidores que tem sido feito pela empresa durante a pandemia de Covid-19 na América Latina e no Caribe.

De acordo com a pesquisa, os gastos nos estabelecimentos comerciais aumentaram e as pessoas têm preferido usar cartão a dinheiro – 74% dos consumidores disseram usar cartão de débito, ao passo que 53% usam dinheiro. Assim como o dinheiro em espécie, o uso de outras formas físicas de pagar tem diminuído à medida que os consumidores alteram suas preferências para o pagamento por aproximação e carteiras digitais.

Quando indagados sobre seus dez últimos pagamentos em um estabelecimento comercial físico, 48% dos consumidores disseram ter usado o pagamento por aproximação (cartões, carteiras digitais e acessórios inteligentes) ante 23% em abril. As carteiras digitais continuam ganhando terreno e 20% dos consumidores dizem usá-las nos pontos de venda.

“Com a carteira digital ganhando espaço na região e a crescente confiança na biometria, vemos um consumidor muito mais aberto a novos canais de compras e novas formas de pagar. Um consumidor que se sente à vontade para entrar e sair de ambientes de pagamentos digitais na nuvem”, afirma a vice-presidente de Inovação da Visa América Latina e Caribe, Vanesa Meyer.

Crédito: Mercado consumidor Moderno.

Mantenedores do FGVcev