Workshop FGVcev Inteligência no Varejo: A empresa orientada por dados – o momento da área de inteligência é agora!

Data: 
Sab, 17/08/2019 - 08:30 - 17:30
Local: 
FGV-EAESP
Sala: 
Sala 702 da FGV EAESP – 7º andar
Como chegar: 
FGV EAESP – Rua Itapeva, 432 – Bela Vista – São Paulo/SP
 
O varejo está no “olho do furacão”, em um ambiente em que o consumidor tem mais opções de locais de compras. Há uma batalha estabelecida para atrair o cliente para a loja e o principal instrumento tem sido as promoções com base em preço. As transformações nos hábitos de consumo, proporcionadas pela recessão econômica, a tecnologia e a demografia têm deixado as pessoas inseguras sobre o que priorizar e como fazer.
 

As iniciativas promocionais, formas de precificação e até os programas de fidelidade (CRM) estão sendo questionados, assim como a maneira pela qual as decisões são tomadas. Aumentam também as dúvidas quanto as decisões que são tomadas apenas com base na percepção e na opinião pessoal. Os conflitos de opiniões se intensificam. As fórmulas de sucesso do passado não estão gerando os resultados esperados. Número de clientes diminuem, faturamento e as margens também.

Diante deste contexto, como fazer com que a empresa seja orientada por dados, para tomar decisões com base em fatos? Como a área de Inteligência pode contribuir para se ter uma linguagem comum com base em fatos e contribuir de forma efetiva para se obter melhores resultados? O momento da área de Inteligência é agora!

Público Alvo:

Profissionais  da área de inteligência que atuam no varejo são o público-alvo deste workshop. Líderes de compras, marketing, finanças, pricing e operações que estão lidando com desafios para alcançar os resultados e compreendem que a forma de atuação atual precisa ser revista também são públicos deste workshop.

Agenda

As transformações da sociedade e do negócio
  • O mundo VUCA* e o novo papel da área de Inteligência
  • Como lidar com um ambiente Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo?
  • Os riscos da percepção e de tomar decisões apenas com base na opinião;
  • Os dados enquanto linguagem comum  e metodologias para promover uma visão compartilhada.
O que é essencial para sua empresa ser orientada por dados (data driven)
  • Quais iniciativas priorizar para se ter dados de qualidade?
  • Os 3 Pilares básicos para uma Informação Confiável: Cadastro, Processo e Tecnologia – a qualidade dos dados.
  • Premissas básicas para usar a informação no processo de tomada de decisão.
  • Competências analíticas essenciais.
Conhecimentos, habilidades e competências-chave do profissional de inteligência
  • Conhecimento do contexto  e de ferramentas ágeis.
  • Habilidades relacionais para integrar os diferentes stakeholders.
  • Competências técnicas para lidar com as novas soluções relacionadas com big data e inteligência artificial.
Programas de fidelidade (CRM): o que é essencial para a área de Inteligência?
  • Porque ter um programa de fidelidade.
  • Como projetar e promover um programa bem sucedido.
  • Como acompanhar e otimizar o desempenho do programa.
Estratégia de precificação
  • O real potencial da precificação.
  • Quais os principais conceitos utilizados.
  • A evolução histórica de pricing.
  • Onde sua empresa está e para onde está caminhando?
  • Estudos de caso.

Coordenação:

Olegário Araújo (FGVcev/Inteligência 360)

Especialista em varejo com atuação nos setores de supermercados e drogarias. Formado em administração e mestrado acadêmico na linha de estratégias de marketing pela FGV EAESP, foi diretor de atendimento ao varejo na Nielsen. É Cofundador da Inteligência360, pesquisador do FGVcev - Centro de Excelência em Varejo da FGV EAESP e membro da SCIP – entidade internacional que congrega os profissionais de estratégia e inteligência competitiva.

Fábio Nunes (Inteligência 360)

Especialista em CRM e programas de fidelidade, sócio na Inteligência360, com carreira na área de Tecnologia, Inovação e Analytics com foco em inovação e negócios. Trabalhou 16 anos na Nielsen América Latina em tecnologia e operações nas áreas de varejo e indústria.

Henriley Domingos (Doctor Trade) 

Consultor de gestão estratégica com sólida experiência em Marketing, Vendas, Pricing, Política Comercial, Planejamento Estratégico, business turnaround e go to market. Especialista em identificar oportunidades de negócios e transformá-las em crescimento de vendas e lucro. Mais de 15 anos de experiência atuando como executivo em Johnson & Johnson e JBS, há 6 anos fundou e atua na consultoria na Doctor Trade liderando projetos para diferentes segmentos.

 

 

VALORES

 
Para pagamento de 15/07/2019 até 10/08/2019... R$ 850,00
Para pagamento de 11/08/2019 até 16//08/2019... R$ 980,00
 
Para pagamento de 15/07/2019
até 16/08/2018... R$ 784,00
 

 

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