Workshop FGVcev: O GESTOR DE COMPRAS NO VAREJO E SEU PAPEL NA OTIMIZAÇÃO DOS RESULTADOS ($$$)

Data: 
Sab, 04/08/2018 - 08:15 - Sab, 18/08/2018 - 17:30
Local: 
FGV-EAESP
Sala: 
Sala 1007 da FGV EAESP – 10º andar
Como chegar: 
FGV EAESP – Rua Itapeva, 432 – Bela Vista – São Paulo/SP
 
Este workshop visa ampliar a qualificação do gestor de compras para otimizar sua contribuição ao crescimento das vendas e ao aumento da lucratividade da empresa varejista. Buscaremos ampliar a qualificação dos gestores de compras para aperfeiçoar suas decisões sobre sortimento de produtos, preços e margens, promoções, negociação, compras, abastecimento e exposição. Mesclando conceitos e exercícios práticos, o workshop incentivará, também, que o gestor de compras integre os princípios do gerenciamento de categorias às suas decisões, visando melhorar seus indicadores de desempenho.
 
Varejistas: O principal foco do workshop está direcionado para empresários, diretores, gestores de compra (área comercial) de empresas varejistas e gerentes de categoria, interessados não só em aprimorar os resultados de suas práticas diárias de gestão, mas também aperfeiçoar suas escolhas estratégicas e visão de médio prazo dos departamentos e categorias que gerenciam. O workshop será também útil para diretores e gerentes de marketing, de tecnologia e informática de varejistas. Para gerar maior sinergia e impacto na melhoria da área comercial, recomendamos que o diretor de compras e alguns gestores de uma mesma empresa varejista participem do workshop.
 
Fornecedores: Os diretores e gestores de vendas das indústrias e fornecedores de serviços também se beneficiarão, pois aprenderão a melhor entender as prioridades que norteiam a gestão comercial de seus clientes varejistas e, portanto, a desenvolverem parcerias e alianças estratégicas.
 
OBJETIVOS DO WORKSHOP
  • Ampliar a qualificação dos diretores e gerentes de compra (área comercial), para otimizar sua contribuição ao crescimento das vendas e ao aumento da lucratividade da empresa varejista;
  • Mapear os dilemas e desafios que os varejistas enfrentam nas definições das suas estratégias de marcas próprias e soluções encontradas por diferentes empresas varejistas;
  • Entender e exercitar como melhor aproveitar procedimentos e processos de pesquisas na concorrência de preço, sortimento e planograma, visando alavancar os resultados dos gestores de compras da empresa;
  • Explicar e exercitar como a análise dos dados e definições estratégicas, desenvolvidos pelas metodologias de gerenciamento de categorias, podem e devem ser incorporados pelos gestores de compras, para promover a melhoria contínua nas métricas de desempenho das unidades de negócio (departamentos, categorias e subcategorias).
  • Apresentar alternativas e procedimentos para o gestor de compras desenvolver estratégias e táticas nas áreas de linha de produtos, gestão de compras, avaliação dos fornecedores, gestão dos estoques, preços, margens, ofertas, promoções, e planogramas, tanto para seus diferentes formatos e clusters de lojas físicas, como para o varejo online.
 

Programação -  4 de agosto de 2018

Horário

Conteúdo

8h00
 
Entrega de material
 

8h15 – 10h

  • Gestão de compras e os Ingredientes de Sucesso no Varejo
  • Visão geral das decisões do gestor de Compras
  • Métricas de avaliação do gestor de Compras
  • Definição de metas e acompanhamento do desempenho das unidades de negócio dos gestores de compras
10h – 10h30
 
Coffee-break
 

10h30 – 12h15

  • Decisões estratégicas e táticas sobre linha de produtos
  • Gestão da linha e ciclo de vida dos produtos
  • Introdução e exclusão de produtos: ajustando o mix de produtos para os diferentes clusters de loja.
  • Análises de mercado e pesquisa de sortimento na concorrência
12h15 – 13h30
 
Almoço livre
 

13h30 – 15h15

  • Gestão de estoque e previsão de vendas
  • Orçamentos e planejamento das compras
  • Giro de estoque e GMROI
  • Avaliação de fornecedores
  • Exercícios em classe
15h15 – 15h45
 
Coffee-break
 

15h45 – 17h30

  • Estratégia, políticas e tática de preços
  • Comportamento do consumidor e elasticidade de preço da demanda
  • Pesquisa de preço e monitoramento da concorrência
  • Objetivos e gestão de margens para diferentes clusters de lojas
  • Tarefas e exercícios para encontro (18 de agosto)

 

Programação -  18 de agosto de 2018

 

Horário

Conteúdo

 

08h15 – 10h

  • Apresentação dos participantes sobre exercícios de pesquisa na concorrência
  • Sugestões de ajustes no sortimento, nos preços nas margens, e no planograma para otimizar lucratividade da subcategoria

10h – 10h30

Coffee-break

10h30 – 12h15

  • Integrando os conceitos de gerenciamento de categorias à gestão de compras
  • Estrutura de departamentos, categorias e subcategorias
  • Avaliação das categorias
  • Procedimentos para ampliar a atratividade e lucratividade da categoria
  • Exercícios em classe

12h15 – 13h30

Almoço livre

13h30 – 15h15

  • Estratégias de diferenciação da concorrência na linha de produtos e na precificação
  • Ofertas, promoções e a otimização do lucro bruto das categorias
  • Melhoria e processos de aprendizado contínuo por meio da técnica dos experimentos
  • Exercícios em classe

15h15 – 15h45

Coffee break

15h45 – 17h30

  • Gerência de compras e a nova jornada do consumidor
  • Comportamento do consumidor de “showrooming”
  • Gestão de compras e o varejo online
  • Desafios e reflexões finais
 
METODOLOGIA
A metodologia adotada visa estimular um processo de aprendizagem centrado no envolvimento proativo do participante. Nesse sentido, faremos uso de uma ampla gama de recursos didáticos e metodologias de aprendizado, como apresentações dos professores e de palestrantes convidados, análise de casos, contribuições e compartilhamento do amplo conhecimento já acumulado dos alunos, como também de exercícios dentro e fora da sala de aula. O aproveitamento dos participantes dependerá do seu ativo envolvimento nas aulas e na elaboração dos exercícios fora de aula – nas duas semanas entre o primeiro e o segundo dia de workshop. Uma lista de leituras opcionais (em português e em inglês) será também oferecida para estimular os participantes em seus processos de aperfeiçoamento contínuo.
 
 
VALORES
 
Para pagamento de 04/07/2018 até 19/07/2018... R$ 2.300,00
Para pagamento de 20/07/2018 até 03/08/2018... R$ 2.450,00
 
Para pagamento de 04/07/2018 
até 03/08/2018... R$ 1.960,00
 
* Descontos para inscrições de 3 ou mais participantes da mesma empresa.
 

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

 

 
 
Coordenação: Prof. JURACY PARENTE (FGVcev)

- Doutor pela London Business School, University of London; MBA pela Cornell University; Graduado em Administração pela UFBA.
- Professor do Departamento de Marketing da FGV EAESP; Fundador do FGVcev - Centro de Excelência em Varejo; Professor Visitante na Cornell University e na Univesity of Florida, em 2013, 2014, e 2016.
- Autor de diversos livros, pesquisas e artigos científicos na área de varejo. Orientador de dezenas de dissertações e teses de mestrado e doutorado em Varejo e em Marketing. 
- 15 anos de experiência como executivo em áreas Comercial e de Marketing do Grupo Pão de Açúcar, como gerente do Departamento Comercial (mix de produto e preços) e gerente geral da Santos Diniz Consultoria de Marketing (pesquisas de mercado para o Grupo Pão de Açúcar e fornecedores).
- Sócio fundador da Parente – Varejo & Pesquisa, atuando em Gerenciamento de Categorias, Pesquisas de Marketing, projetos de Melhoria Contínua e Eliminação de Desperdícios, e Estratégias de Expansão

Coordenação: Prof. OLEGARIO ARAUJO (FGVcev e Inteligência 360)
Mestre em Marketing pela Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), com MBA em Gestão de Empresas pela FIA-USP, com extensão em varejo pela Youngstown State University.
- Pesquisador do FGVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV EAESP.
- Autor de diversos artigos e palestrantes de varejo.
- 30 anos experiência com foco na coleta e uso de informações, sendo 15 anos na Nielsen, na qual, por cinco anos, respondeu pela diretoria de atendimento aos varejistas e atacadistas.
- Cofundador da Inteligência360, empresa de apoia varejistas na estruturação da área de Inteligência e o melhor uso das informações.

 

 

 

Redes Sociais e RSS

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede