Os varejistas enfrentam o enorme desafio de ter que escolher os produtos certos para resolver as necessidades e desejos de seus clientes e, com isso, obter a preferência deles para suas lojas, diante de tantas opções de escolhas que existem no mercado.

Produtos inadequados resultam em um alto custo financeiro de estoque, pressão sobre os compradores e frustração de clientes, que eventualmente podem optar por não mais voltar a comprar na loja. Os compradores vivem no dilema de fazer escolhas dentre tantas opções de produtos disponíveis no mercado e possuem uma rotina extenuante de reuniões, de análises de desempenho de categorias, de contato com as lojas e de negociações com fornecedores.

Objetivo

Este workshop oferece uma visão da ciência contemporânea da gestão comercial no varejo e gestão de categorias. Serão apresentados cases de sucesso, características do gestor de compras, as técnicas modernas de gestão de sortimento, com exercícios práticos para ajudar os gestores a serem mais assertivos na escolha dos produtos e aumentar vendas e margens.

Executivos do varejo da área comercial, empresários e profissionais de indústrias de bens de consumo e de empresas prestadoras de serviços para o varejo, interessados em compreender a moderna gestão de sortimento e otimizar as relações comerciais entre varejo e indústria.

sab 08/08

Temas Abordados:

• Estratégia de sortimento e alinhamento com a estratégia do varejista
  • A ciência da escolha do sortimento ideal
  • A moderna gestão por categorias
  • Modelos de estrutura e responsabilidades da área comercial
  • Fatores determinantes para a escolha de produtos
  • Como conhecer as necessidades dos clientes
  • A relação varejo & indústria
  • As competências do gestor de compras eficiente
  • A marca própria e seu diferencial competitivo para o sortimento
  • Exercício prático de escolha de sortimento

Antônio Sá (Professor da FGV e Sócio da Amicci)

É professor de Varejo em cursos de MBA e Pós-Graduação na Fundação Getulio Vargas. Atuou muitos anos como executivo do Varejo e da Indústria, em empresas como Walmart, Grupo Pão de Açúcar, Ikesaki, entre outras. É sócio-diretor da Amicci, empresa de serviços dedicada ao varejo, que possui algumas das maiores varejistas de diversos setores do país como clientes. Escreve para importantes veículos de comunicação, participa dos principais fóruns de varejo do mundo e é palestrante frequente sobre temas ligados ao varejo - tendências e inovação.