Transforme seus resultados comerciais com decisões baseadas em dados e foco total no consumidor!
Você é gestor comercial no varejo ou na indústria e busca novas formas de alavancar vendas, margens e participação de mercado? Este workshop foi feito para você.
Em um mercado cada vez mais competitivo, não dá mais para depender do “feeling”. O futuro da performance comercial está na gestão estratégica de categorias, no sortimento inteligente e na leitura precisa dos dados de consumo — com apoio real da Inteligência Artificial.
O workshop oferece um conteúdo atualizado e aprofundado, proporcionando aos gestores das áreas comercial, de marketing e de gerenciamento de categorias ferramentas valiosas e boas práticas que os destacam no mercado. Com um foco estratégico, o curso visa aprimorar suas habilidades, resultando em melhores desempenhos em suas jornadas profissionais.
Os participantes do encontro são estimulados a pensar de maneira sistêmica, de forma a compreenderem as técnicas modernas de gestão de sortimento e as características e hábitos do gestor de categorias de sucesso. Traremos os melhores cases do Brasil e do mundo!
A jornada é conduzida pelo professor Antônio Sá, um dos maiores especialistas do setor, sempre com visão prática e aplicada, além de um super espaço para troca de experiências e networking.
Objetivo
Capacitar profissionais do varejo e da indústria a tomarem decisões comerciais mais estratégicas, utilizando dados, inteligência de mercado e ferramentas práticas — incluindo Inteligência Artificial — para estruturar categorias, definir sortimentos inteligentes e aumentar margem, giro e participação de mercado. O workshop oferece um conteúdo altamente atual e aprofundado, focando nas ferramentas mais modernas de gerenciamento de categorias.
Público-alvo
- Gerentes e diretores comerciais do varejo e da indústria
- Profissionais de trade marketing e inteligência de mercado
- Gestores de categoria, compradores e analistas comerciais
- Times que atuam com sortimento, precificação e planejamento de vendas
Programação
- Como estruturar e implementar o Gerenciamento por Categorias de forma eficaz - alinhado à estratégia varejista.
- Definir o sortimento ideal da categoria para o seu público
- Modelos de estrutura e responsabilidades da área comercial
- Colaboração Varejo e Indústria
- As competências do gestor de compras eficiente
- Utilizar dados de vendas e comportamento do consumidor para tomar decisões assertivas
- Aplicar conceitos práticos de Inteligência Artificial para definição de mix e ações inteligentes
- Aumentar a margem e o giro com ações baseadas em análises reais e atualizadas
- Exercícios práticos de escolha de sortimento
- Como a IA (inteligência artificial) pode potencializar os resultados do GC
Coordenação

É professor de varejo em cursos de Mestrado, MBA e Pós-Graduação na Fundação Getúlio Vargas. Atuou muitos anos como executivo do varejo e da indústria, em empresas como Walmart, Grupo Pão de Açúcar, Ikesaki, entre outras. É sócio da Amicci, empresas de tecnologia dedicada ao varejo/marcas próprias, que possui como clientes algumas das maiores varejistas de diversos setores do País. Escreve para importantes veículos de comunicação, participa dos principais fóruns de varejo do mundo e é palestrante frequente sobre temas ligados ao varejo – tendências e inovação.