CLAV 2021 - Call for Papers

06 jul 2021
Sobre o CLAV

O Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo (CLAV) integra a abordagem acadêmica à relevância profissional, articulando o processo de pesquisa e disseminação de conhecimento no varejo. Os participantes têm acesso a pesquisadores e profissionais renomados, o que constrói laços entre o mercado e a excelência acadêmica. Encorajamos estudantes e acadêmicos a enviar seus melhores esforços em artigos completos, artigos executivos e working papers, bem como submissões para nosso consórcio doutoral, sessão de iniciação científica e de casos de ensino.

TEMA: "After COVID-19: Building Purpose through Stakeholders in Retailing"

Com a atual disseminação do Covid-19, a economia global enfrenta uma crise com grandes impactos no varejo e no consumo. Com a abrupta mudança de comportamento de toda a população, se torna ainda mais importante o poder de análise e capacidade de reinvenção dos varejistas. É necessária, então, uma reavaliação do papel das pessoas na forma como este setor opera. A atividade varejista depende intensamente de pessoas: são os clientes que vão até as lojas ou navegam pelos sites para comprar. São os vendedores e outros funcionários que fazem a operação varejista funcionar. A comunidade é impactada pela atividade varejista, pela geração de empregos e oferta de soluções para suas necessidades. E o Estado, abastecido de impostos e da própria economia movimentada pelo varejo, tem o papel de favorecer uma sociedade próspera.

Como é a jornada do shopper? Quais são os novos papéis dos vendedores frente à crise sanitária? Quais as obrigações e oportunidades de negócios dos varejistas nas comunidades nas quais estão inseridos? Como os gestores públicos devem regulamentar a atuação varejista face aos anseios atuais da sociedade? E como o Covid-19 tem afetado todas estas relações?

O papel dos diferentes stakeholders na geração e distribuição de valor na atividade varejista após o Covid-19 é o tema do 13º Congresso Latino Americano de Varejo e Consumo (CLAV-2020).

AUDIÊNCIA:

O CLAV aguarda a participação de pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, interessados ​​ou envolvidos em pesquisas sobre o tema de varejo, bem como profissionais de varejo da América Latina e outras regiões do mundo.

FAST TRACK

Os melhores trabalhos submetidos serão considerados para publicação nos seguintes periódicos:

Marketing Intelligence & Planning
Fórum RAE (Revista de Administração de Empresas) de Varejo
Revista Brasileira de Marketing (REMark)

Latin American Business Review

DETALHES

Data: 29 e 30 de outubro de 2020
Co-Chairs: Delane Botelho e Henrique Campos
Local: A conferência será virtual.

Datas Importantes

13/jan
Submissão de trabalhos

20/jul
Data limite para submissão dos trabalhos

31/ago
Divulgação dos resultados

08/set
Data limite para inscrição de trabalhos selecionados

05/out
Divulgação da programação

29/out
Credenciamento e Início do evento

Trilhas Acadêmicas

XXXXXXXXXXXXX

Submissão de Trabalhos
Artigos Cientificos
.

XXXXXXXXXXXXXXX

Orientações

XXXXXXXXXXXX

Trilhas acadêmicas
Big Data and Applied Retail Analytics:

análise de indicadores no varejo, métricas de marketing, ROI no varejo, customer analytics, modelos preditivos no varejo, modelos de otimização, dashboards, inteligência de negócios, uso de dados estruturados e não-estruturados para decisão varejista.

Comportamento de Consumidor

Comportamento de Consumidor: comportamento do consumidor e do comprador (shopper), experiência de compra, percepção de valor, co-criação de valor, redes sociais.

Cultura de Consumo

Cultura de Consumo: identidade, gênero, ritual, dádiva, consumo compartilhado, glocalização, aculturação, moda, mitos, ideologia, subcultura, comunidade de consumo e de marca, dinâmica de mercado, mídia entre outras pesquisas relacionadas à CCT (Consumer Culture Theory).

Estratégias e Gestão Varejista

Estratégias e Gestão Varejista: segmentação e posicionamento, diferenciação no varejo, branding, marca própria, comunicação, merchandising, preço, sortimento, localização, serviços e atendimento, multicanal, e-commerce, globalização do varejo, diversificação, omnichanne

Fator Humano nas organizações varejistas:

Fator Humano nas organizações varejistas: liderança e cultura organizacional, e treinamento/qualificação/rotatividade.

Finanças do Varejo

Finanças do Varejo: finanças corporativas, governança corporativa, gestão de riscos, investimento, apreçamento de ativos, mercados e finanças comportamentais.

Operações

Operações: operação varejista eficiente, modelos de previsão, medidas e controle de marketing, gerenciamento por categoria.

Relacionamento, Parcerias e Supply Chain

Relacionamento, Parcerias e Supply Chain: relacionamento indústria e varejo, papel do distribuidor/atacadista, gerenciamento do canal, trade marketing.

Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Responsabilidade Social e Sustentabilidade: sustentabilidade no varejo, cadeia produtiva sustentável, consumo consciente, lojas e operações sustentáveis, relação varejo e seus stakeholders, imagem e reputação da empresa, negócios com impacto social.

Shopper Experience

Shopper Experience: experiência; customer lifetime value, customer relationship management (CRM), programas de fidelidade, customer engagement value; jornada de compras.

Transformação Digital no Varejo

Transformação Digital no Varejo: gestão de recursos digitais, capacidades digitais, modelos de negócios inovadores e proposição de valor usando tecnologias digitais.

Aspectos mercadológicos do agronegócio

Aspectos mercadológicos do agronegócio: marketing e estratégias alinhadas à indústria do agronegócio, gestão da produção de alimentos, análise e proposições das estratégias desenvolvidas por empresas e agentes públicos nas diversas cadeias de valor do agronegócio.