16º Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo: Intelligent Retail: data + AI driving the future

16º Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo: Intelligent Retail: data + AI driving the future
25 out 2024
São Paulo | 24-25 de outubro de 2024
09:00 até 18:00

A integração de inteligência artificial (IA) e dados está revolucionando o setor de varejo, todos os dias novas soluções são apresentadas no intuito de melhorar a eficiência, personalização e tomada de decisões. Esses modelos têm demonstrado a capacidade de propiciar inovação no setor, seja utilizando modelos de linguagem avançada, como os LLMs, para auxiliar o consumidor na escolha de um produto ou na utilização de um modelo de Processamento de Linguagem Natural (NLP) para conversar com o cliente, temos a certeza de que o comportamento de consumo e compra foi e continuará sendo alterado por essas tecnologias.

Essa evolução da relação de dados e Inteligência Artificial permite que as empresas capturem e analisem informações, adaptando e personalizando dinamicamente suas estratégias, resultando em um entendimento mais abrangente e ágil do engajamento do consumidor. Com isso, os varejistas otimizam experiências em todos os canais de venda e comunicação, suas operações em loja, posicionamento de produtos e estratégias de marketing, além de futuras mudanças no modelo de negócio necessárias. Entre as mudanças do modelo de negócio emergentes, a monetização de dados como uma fonte de receita destaca a importância de uma gestão cuidadosa e ética dos dados dos clientes, equilibrando a personalização com a privacidade.
 

Objetivo

O objetivo deste evento é demonstrar como a análise de dados e as tecnologias de IA estão revolucionando a forma como os negócios de varejo operam, oferecendo insights poderosos para melhorar a eficiência operacional, personalizar a experiência do cliente e impulsionar o crescimento.

Público-alvo

Profissionais do varejo e da indústria do Brasil e da América Latina, bem como pesquisadores, professores, pós-graduandos e graduandos interessados no tema de varejo e consumo.

Programação

qui 24/10
8h30 - 09h

Credenciamento | Welcome Coffee

9h – 9h15

Sessão de Abertura
Tales Andreassi – Vice Diretor da FGV EAESP
Jonny Mateus e Maurício Morgado - Coordenadores do CLAV 

Local: Auditório da FGV EAESP

9h15 – 9h30

O Futuro do Varejo NRF Nova York & Singapura 

Maurício Morgado – FGVcev

9h30 – 10h30

Palestra de Abertura 

Raji Srinivasan, Professora de Marketing na Universidade do Texas
 
Local: Auditório da FGV EAESP
10h30 – 11h

Intervalo (Coffee break/Networking)

Local: Auditório da FGV EAESP

11h – 12h30

Sessões paralelas de apresentação de artigos

12h30– 14h

Almoço

14h – 15h45
Sessões paralelas de apresentação de artigos 
15h45 – 16h15

Intervalo (Coffee break/Networking)

Local: Auditório da FGV EAESP

16h15 – 18h
Painel com executivos 
Navegando na Nova Era do Varejo e Consumo: IA, Dados e Modelos de Negócio Emergentes
Local: Auditório da FGV EAESP
 
Rodrigo Maroja (Daki)
Carolina Moreno (EssilorLuxottica)
Pedro Paulo Chiamulera (ClearSale e Confi)
 
18h-19h

Confraternização 

Local: Auditório da FGV EAESP

sex 25/10
9h-11h

Sessões paralelas de apresentação de artigos e Working Papers 

11h – 11h30

Intervalo (Coffee break/Networking)

11h30 – 12h45
Painel de Encerramento 
Da Análise à Ação: O Impacto da IA e dos Dados no Futuro do Varejo e Consumo
 

Felipe Bogea 
Co-Founder and managing partner at F2F-digital

Renato Ferreia
COO at Pareto Group

Alexander Barros
Co-Founder & CEO - Chatvolt AI, CodeTrading e Quantana

12h45 – 13h15

Encerramento & Premiação

13h15 – 14h15

Almoço

14h15 – 16h30

Minicurso: 
Inteligência Artificial e Marketing de mãos dadas: Como usar (e não usar) IA no processo de vendas?

Marcos Severo
(UFG) and in India (IITGN) | AI & Business Mkt Analytics

Sala: 503

Palestrantes

Raji Srinivasan, Professora de Marketing na Universidade do Texas

Raji Srinivasan é Professora de Marketing na Universidade do Texas. É Ph.D. em Administração de Empresas (Marketing) pela Pennsylvania State University, MBA (Marketing) pelo Indian Institute of Management e Mestre em Física pelo Madras Christian College.

Carolina Moreno, EssilorLuxottica

Head Marketing Varejo (Oticas Carol, Grandvision, Sunglasshut, Oakley and Ray-Ban)
 

Pedro Paulo Chiamulera, ClearSale e Confi

Fundador e Presidente do Conselho da ClearSale, empresa líder em prevenção e combate à fraude, e da CONFI, ecossistema que oferece soluções completas para o mercado digital. Formado em Ciência da Computação pela universidade Point Loma Nazarene, em San Diego, nos EUA, Pedro é ex-atleta e competiu no atletismo em duas Olimpíadas representando o Brasil. Empreendedor entusiasmado e apaixonado por cultura organizacional, Pedro sabe aplicar os valores do esporte ao mundo corporativo.

Rodrigo Maroja, Daki

Empreendedor brasileiro com +10 anos de experiência profissional em negócios, vendas e operações.  

Graduado em Engenharia Elétrica na Universidade de Brasília, iniciei minha carreira em São Paulo como consultor empresarial na Integration, onde atuei na área de Marketing e Vendas em grandes empresas no Brasil, America Latina e Estados Unidos. Após 3 anos atuando no segmento, migrei para o mundo das startups, onde me estabeleci profissionalmente.
  

Felipe Bogea, Co-Founder and managing partner at F2F-digital

Eempreendedor e professor, especialista em comunicação empresarial, marketing digital e inteligência artificial. Fundou a agência F2F e a startup Gaspers.ai. Atua como professor na FIA e FGV e é autor de artigos em veículos como Valor Econômico. Possui MBA pelo Insead e doutorado pela FGV.
 

Renato Ferreia, COO at Pareto Group

Tenho uma formação diversificada em direito, gestão de investimentos, liderança e operações. Com quase 10 anos como advogado corporativo, fiz a transição para me tornar cofundador de uma empresa de capital de risco, onde obtive insights valiosos sobre o mundo das finanças e tomada de decisões estratégicas.

Percebi, porém, que sou um operador e solucionador de problemas de coração e apaixonado por construir e desenvolver grandes equipes. Atualmente, atuo como Diretor de Operações na Pareto, uma empresa brasileira de IA com uma plataforma líder de automação de dados tudo-em-um.

Alexander Barros, Co-Founder & CEO - Chatvolt AI, CodeTrading e Quantana

A frente da Chatvolt AI, conduzo uma evolução constante em assistentes virtuais alimentados por inteligência artificial, buscando transformar o atendimento ao cliente em uma experiência mais eficiente e personalizada. Com mais de duas década de experiência em projetos de tecnologia e inovação, sou apaixonado por criar soluções que otimizem operações e reduzam custos operacionais, sempre com foco em resultados expressivos para as empresas parceiras.

Marcos Severo, (UFG) and in India (IITGN) | AI & Business Mkt Analytics

Professor e Pesquisador, Universidade Federal de Goiás (UFG)
Professor Visitante e Coordenador de Acordo de Cooperação, Indian Institute of Technology Gandhinagar (IITGN)

Coordenação

Jonny Mateus Rodrigues, FGV EAESP

Matemático aplicado a negócios, mestre e doutor em Administração pela USP, com período de doutorado na Darden School of Business. Professor convidado de MBAs na FGV e Fundace/USP. Há mais de 10 anos trabalha em projetos de consultoria e parcerias com empresas multinacionais e universidades, focando em inteligência de mercado, processamento e modelagem de dados. Tem expertise no gerenciamento de dados e promoção da conexão entre análise científica e tecnologias de análise de dados com programação R, Python, SAS e STATA aumentando o desempenho de novos produtos e serviços. 

 

Maurício Morgado, FGV EAESP

Doutor em Administração de Empresas pela FGV EAESP, mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP e graduado em Administração de Empresas pela FEA-USP. Sócio da Lúmina Consulting; Professor da FGV EAESP; Coordenador do Centro de Excelência em Varejo (FGVcev) da FGV EAESP. Atua nas áreas de consultoria em marketing, pesquisa, visual merchandising, tendências de varejo e treinamento em marketing e varejo. Autor e coorganizador do livro Varejo – Administração de Empresas Comerciais da Editora Senac (1997), autor da dissertação “Internet como mídia de marketing direto no Brasil” (1998) e da tese “Comportamento do consumidor online: perfil, atitudes e uso da internet” (2003).

Apoio

Como chegar

Mantenedores do FGVcev