A integração de inteligência artificial (IA) e dados está revolucionando o setor de varejo, todos os dias novas soluções são apresentadas no intuito de melhorar a eficiência, personalização e tomada de decisões. Esses modelos têm demonstrado a capacidade de propiciar inovação no setor, seja utilizando modelos de linguagem avançada, como os LLMs, para auxiliar o consumidor na escolha de um produto ou na utilização de um modelo de Processamento de Linguagem Natural (NLP) para conversar com o cliente, temos a certeza de que o comportamento de consumo e compra foi e continuará sendo alterado por essas tecnologias.
Essa evolução da relação de dados e Inteligência Artificial permite que as empresas capturem e analisem informações, adaptando e personalizando dinamicamente suas estratégias, resultando em um entendimento mais abrangente e ágil do engajamento do consumidor. Com isso, os varejistas otimizam experiências em todos os canais de venda e comunicação, suas operações em loja, posicionamento de produtos e estratégias de marketing, além de futuras mudanças no modelo de negócio necessárias. Entre as mudanças do modelo de negócio emergentes, a monetização de dados como uma fonte de receita destaca a importância de uma gestão cuidadosa e ética dos dados dos clientes, equilibrando a personalização com a privacidade.
Objetivo
O objetivo deste evento é demonstrar como a análise de dados e as tecnologias de IA estão revolucionando a forma como os negócios de varejo operam, oferecendo insights poderosos para melhorar a eficiência operacional, personalizar a experiência do cliente e impulsionar o crescimento.
Público-alvo
Profissionais do varejo e da indústria do Brasil e da América Latina, bem como pesquisadores, professores, pós-graduandos e graduandos interessados no tema de varejo e consumo.
Programação
Credenciamento | Welcome Coffee
Sessão de Abertura
Tales Andreassi – Vice Diretor da FGV EAESP
Jonny Mateus e Maurício Morgado - Coordenadores do CLAV
Local: Auditório da FGV EAESP
O Futuro do Varejo NRF Nova York & Singapura
Maurício Morgado – FGVcev
Palestra de Abertura
Intervalo (Coffee break/Networking)
Local: Auditório da FGV EAESP
Sessões paralelas de apresentação de artigos
Almoço| Coffee break/Networking
Intervalo (Coffee break/Networking)
Local: Auditório da FGV EAESP
Rodrigo Maroja (sócio e fundador da Daki)
Coquetel de confraternização
Local: Auditório da FGV EAESP
Sessões paralelas de apresentação de artigos e Working Papers
Consórcio Doutoral
Coordenadores:
Heitor Takashi Kato (PUC-PR)
Lélis Balestrin Espartel (PUC-RS)
Emílio J. M. Arruda Filho, UNAMA
Consórcio Mestral
Coordenadores:
Valter Afonso Vieira (UEM)
Claudia Buhamra Abreu Romero (FEAAC/UFC)
Encontro de Iniciação Científica
Coordenadores:
Evandro Luiz Lopes, ESPM/SP e UNIFESP
Eduardo Eugênio Spers, ESALQ/USP e ESPM
Intervalo (Coffee break/Networking)
Painel de Encerramento
Encerramento & Premiação
Almoço
Minicurso:
Inteligência Artificial e Marketing de mãos dadas: Como usar (e não usar) IA no processo de vendas?
Marcos Severo
(UFG) and in India (IITGN) | AI & Business Mkt Analytics
Coordenação
Matemático aplicado a negócios, mestre e doutor em Administração pela USP, com período de doutorado na Darden School of Business. Professor convidado de MBAs na FGV e Fundace/USP. Há mais de 10 anos trabalha em projetos de consultoria e parcerias com empresas multinacionais e universidades, focando em inteligência de mercado, processamento e modelagem de dados. Tem expertise no gerenciamento de dados e promoção da conexão entre análise científica e tecnologias de análise de dados com programação R, Python, SAS e STATA aumentando o desempenho de novos produtos e serviços.
Doutor em Administração de Empresas pela FGV EAESP, mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP e graduado em Administração de Empresas pela FEA-USP. Sócio da Lúmina Consulting; Professor da FGV EAESP; Coordenador do Centro de Excelência em Varejo (FGVcev) da FGV EAESP. Atua nas áreas de consultoria em marketing, pesquisa, visual merchandising, tendências de varejo e treinamento em marketing e varejo. Autor e coorganizador do livro Varejo – Administração de Empresas Comerciais da Editora Senac (1997), autor da dissertação “Internet como mídia de marketing direto no Brasil” (1998) e da tese “Comportamento do consumidor online: perfil, atitudes e uso da internet” (2003).