15º Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo: Building the Future of Retail Consumption

15º Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo: Building the Future of Retail Consumption
26 out 2023
São Paulo | 26-27 de outubro de 2023
09:00 até 18:00

Nesta última década, houve uma mudança significativa na maneira como as pessoas consomem. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, pedindo por transparência em todo o processo de compra e buscando experiências personalizadas com sua cultura de consumo. Por isso, as empresas de varejo são forçadas a adaptar suas estratégias e criar soluções inovadoras em seus modelos de negócios que permitam acompanhar essa rápida e incerta mudança no comportamento do consumidor.

Objetivo

O futuro do consumo no Varejo é o tema do 15º Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo (CLAV-2023).

Público-alvo

Profissionais do varejo e da indústria do Brasil e da América Latina, bem como pesquisadores, professores, pós-graduandos e graduandos interessados no tema de varejo e consumo.

Programação

qui 26/10
08h30 - 09h

Credenciamento | Welcome Coffee

9h – 9h15

Sessão de Abertura
Tales Andreassi – Vice Diretor da FGV EAESP
Jonny Mateus e Henrique Campos - Coordenadores do CLAV 
Maurício Morgado - Coordenador do FGVcev

9h15 – 9h30

O Futuro do Varejo na Visão de Quem Faz
Maurício Morgado – FGVcev

9h30 – 10h30

Palestra de Abertura 

Andres Musalem
Associate Professor, Heard of Academic Outreach Industrial Engineering Dept, University of Chile.
10h30 – 11h

Intervalo (Coffee break/Networking)

11h – 13h

Sessões paralelas de apresentação de artigos 

13h– 14h

Almoço

14h – 15h45

Sessões paralelas de apresentação de artigos 

Sessões Aplicadas (MPGC Varejo) 

15h45 – 16h15

Intervalo (Coffee break/Networking)

16h15 – 17h

Marcos Bauer (Diretor sênior de Inteligência de Mercado, Trade Marketing e Desenvolvimento de Categoria na P&G)

17h15 – 18h

Fiamma Zarife (Diretora Geral do Airbnb para América do Sul)

18h-19h

Coquetel de confraternização 

 

sex 27/10
9h-11h

Sessões paralelas de apresentação de artigos e Working Papers 

9h – 11h

Consórcio Doutoral 
Coordenadores: Heitor Takashi Kato (PUC-PR) | Lélis Balestrin Espartel (PUC-RS) | Emílio J. M. Arruda Filho, UNAMA

Consórcio Mestral
Coordenadores: Valter Afonso Vieira (UEM) | Claudia Buhamra Abreu Romero (FEAAC/UFC)

9h – 11h

Encontro de Iniciação Científica 
Coordenadores: Evandro Luiz Lopes, ESPM/SP e UNIFESP e Eduardo Eugênio Spers, ESALQ/USP e ESPM. 

11h – 11h30

Intervalo (Coffee break/Networking)

11h30 – 13h

Painel de Encerramento - Painel com editores de revistas nacionais

Adriana Marotti de Mello - REGE
Emerson Mainardes - BBR e FUCAPE
Jorge Manoel Teixeira Carneiro - RAE

13h– 13h15

Encerramento & Premiações

13h15 – 14h15

Almoço

14h15– 16h30

Minicursos 
Metodologia Científica com uso de inteligência Artificial 
Ricardo Limongi (UFG)

14h15 - 16h30

Visita técnica

Coordenação

Jonny Mateus Rodrigues, FGV EAESP

Matemático aplicado a negócios, mestre e doutor em Administração pela USP, com período de doutorado na Darden School of Business. Professor convidado de MBAs na FGV e Fundace/USP. Há mais de 10 anos trabalha em projetos de consultoria e parcerias com empresas multinacionais e universidades, focando em inteligência de mercado, processamento e modelagem de dados. Tem expertise no gerenciamento de dados e promoção da conexão entre análise científica e tecnologias de análise de dados com programação R, Python, SAS e STATA aumentando o desempenho de novos produtos e serviços. 

 

Henrique Campos, FGV EAESP

Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (2000), especialização em Marketing pela ESPM (2003), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2007) e doutorado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas (2014) na linha de pesquisa de Estratégias em Marketing. É Professor da FGV EAESP e da ESPM - SP. Coordenador dos cursos de pós-graduação de Marketing, Marketing Digital e MBA da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Gestão de Marketing e Marketing no Varejo do Centro Universitário SENAC. Também é representante da FECAP na ANAMBA. Professor convidado nos cursos de Pós Graduação da FIPECAFI e FIA nas áreas de Estratégia Empresarial e Marketing. Consultor Sênior na Marco Brasil Consultoria em Marketing. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia e Estratégia Empresarial.

Apoio

Como chegar

Mantenedores do FGVcev