15º Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo: Building the Future of Retail Consumption

15º Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo: Building the Future of Retail Consumption
26 out 2023
São Paulo | 26-27 de outubro de 2023
09:00 até 18:00

Nesta última década, houve uma mudança significativa na maneira como as pessoas consomem. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, pedindo por transparência em todo o processo de compra e buscando experiências personalizadas com sua cultura de consumo. Por isso, as empresas de varejo são forçadas a adaptar suas estratégias e criar soluções inovadoras em seus modelos de negócios que permitam acompanhar essa rápida e incerta mudança no comportamento do consumidor.

Objetivo

O futuro do consumo no Varejo é o tema do 15º Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo (CLAV-2023).

Público-alvo

Profissionais do varejo e da indústria do Brasil e da América Latina, bem como pesquisadores, professores, pós-graduandos e graduandos interessados no tema de varejo e consumo.

Programação

qui 26/10
08h30 - 09h

Credenciamento | Welcome Coffee

9h – 9h15

Sessão de Abertura
Tales Andreassi – Vice Diretor da FGV EAESP
Jonny Mateus e Henrique Campos - Coordenadores do CLAV 
Maurício Morgado - Coordenador do FGVcev

Local: Auditório da FGV EAESP

9h15 – 10h30

Palestra de Abertura 

Andres Musalem
Associate Professor, Heard of Academic Outreach Industrial Engineering Dept, University of Chile.
 
Local: Auditório da FGV EAESP
10h30 – 11h

Intervalo (Coffee break/Networking)

Local: Auditório da FGV EAESP

11h – 13h

Sessões paralelas de apresentação de artigos 

Salas: 903, 904, 905, 906 e 907

13h– 14h

Almoço| Coffee break/Networking

14h – 15h45
Sessões paralelas de apresentação de artigos 
Sessões Aplicadas (MPGC Varejo) 
 

Salas: 903, 904, 905, 906 e 907 e 1003

15h45 – 16h15

Intervalo (Coffee break/Networking)

Local: Auditório da FGV EAESP

16h15 – 17h

Marcos Bauer (Diretor sênior de Inteligência de Mercado, Trade Marketing e Desenvolvimento de Categoria na P&G)

Local: Auditório da FGV EAESP

17h15 – 18h

Tamara Kulb (Diretora de Marketing Sr para a América Latina na Align Technology)

Local: Auditório da FGV EAESP

18h-19h

Coquetel de confraternização 

Local: Auditório da FGV EAESP

 

sex 27/10
9h-11h

Sessões paralelas de apresentação de artigos e Working Papers 

Salas: 903, 904, 905, 906 e 907 e 1003

9h – 11h
Consórcio Doutoral - Banca 01
Coordenadores: Heitor Kato (PUCPR) | Claudia Buhamra (FEAAC/UFC) | Evandro Lopes (ESPM/SP e UNIFESP)
Sala: 1004 – 10º andar
 

Consórcio Doutoral - Banca 02
Coordenadores: Emílio Arruda (UNAMA e UFPA) | Stefânia Almeida (PUCRS)
Sala: 1005 – 10º andar

Consórcio Doutoral - Banca 03
Coordenadores: Delane Botelho (FGV EAESP) | Ricardo Limongi(UFC) | Valter Vieira (UEM)
Sala: 1006 – 10º andar

11h – 11h30

Intervalo (Coffee break/Networking)

Local: Salão Nobre da FGV EAESP

11h30 – 13h

Painel de Encerramento - Painel com editores de revistas nacionais

Emerson Mainardes - BBR e FUCAPE
Flavio Hourneaux Junior - RAUSP Management Journal
Jorge Manoel Teixeira Carneiro - RAE
Local: Salão Nobre da FGV EAESP
13h– 13h15

Encerramento & Premiações

Local: Salão Nobre da FGV EAESP

13h15 – 14h15

Almoço | Coffee break/Networking

14h15– 16h00

Minicursos 
Metodologia Científica com uso de inteligência Artificial 
Facilitador: Ricardo Limongi (UFG)

Sala: 804 - 8º andar

14h15 - 16h30
Visita técnica a PDVs
Facilitador: Henrique Campos (FGV EAESP)
A visita técnica compreende a visitação guiada a pontos de venda de lojas conceito da cidade de São Paulo/SP.
 
Ponto de encontro: Salão Nobre da FGV EAESP

Coordenação

Jonny Mateus Rodrigues, FGV EAESP

Matemático aplicado a negócios, mestre e doutor em Administração pela USP, com período de doutorado na Darden School of Business. Professor convidado de MBAs na FGV e Fundace/USP. Há mais de 10 anos trabalha em projetos de consultoria e parcerias com empresas multinacionais e universidades, focando em inteligência de mercado, processamento e modelagem de dados. Tem expertise no gerenciamento de dados e promoção da conexão entre análise científica e tecnologias de análise de dados com programação R, Python, SAS e STATA aumentando o desempenho de novos produtos e serviços. 

 

Henrique Campos, FGV EAESP

Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (2000), especialização em Marketing pela ESPM (2003), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2007) e doutorado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas (2014) na linha de pesquisa de Estratégias em Marketing. É Professor da FGV EAESP e da ESPM - SP. Coordenador dos cursos de pós-graduação de Marketing, Marketing Digital e MBA da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Gestão de Marketing e Marketing no Varejo do Centro Universitário SENAC. Também é representante da FECAP na ANAMBA. Professor convidado nos cursos de Pós Graduação da FIPECAFI e FIA nas áreas de Estratégia Empresarial e Marketing. Consultor Sênior na Marco Brasil Consultoria em Marketing. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia e Estratégia Empresarial.

Apoio

Como chegar

Mantenedores do FGVcev