Nesta última década, houve uma mudança significativa na maneira como as pessoas consomem. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, pedindo por transparência em todo o processo de compra e buscando experiências personalizadas com sua cultura de consumo. Por isso, as empresas de varejo são forçadas a adaptar suas estratégias e criar soluções inovadoras em seus modelos de negócios que permitam acompanhar essa rápida e incerta mudança no comportamento do consumidor.
Objetivo
O futuro do consumo no Varejo é o tema do 15º Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo (CLAV-2023).
Público-alvo
Profissionais do varejo e da indústria do Brasil e da América Latina, bem como pesquisadores, professores, pós-graduandos e graduandos interessados no tema de varejo e consumo.
Programação
Credenciamento | Welcome Coffee
Sessão de Abertura
Tales Andreassi – Vice Diretor da FGV EAESP
Jonny Mateus e Henrique Campos - Coordenadores do CLAV
Maurício Morgado - Coordenador do FGVcev
Local: Auditório da FGV EAESP
Palestra de Abertura
Intervalo (Coffee break/Networking)
Local: Auditório da FGV EAESP
Sessões paralelas de apresentação de artigos
Salas: 903, 904, 905, 906 e 907
Almoço| Coffee break/Networking
Salas: 903, 904, 905, 906 e 907 e 1003
Intervalo (Coffee break/Networking)
Local: Auditório da FGV EAESP
Marcos Bauer (Diretor sênior de Inteligência de Mercado, Trade Marketing e Desenvolvimento de Categoria na P&G)
Local: Auditório da FGV EAESP
Tamara Kulb (Diretora de Marketing Sr para a América Latina na Align Technology)
Local: Auditório da FGV EAESP
Coquetel de confraternização
Local: Auditório da FGV EAESP
Sessões paralelas de apresentação de artigos e Working Papers
Salas: 903, 904, 905, 906 e 907 e 1003
Sala: 1004 – 10º andar
Consórcio Doutoral - Banca 02
Coordenadores: Emílio Arruda (UNAMA e UFPA) | Stefânia Almeida (PUCRS)
Sala: 1005 – 10º andar
Consórcio Doutoral - Banca 03
Coordenadores: Delane Botelho (FGV EAESP) | Ricardo Limongi(UFC) | Valter Vieira (UEM)
Sala: 1006 – 10º andar
Intervalo (Coffee break/Networking)
Local: Salão Nobre da FGV EAESP
Painel de Encerramento - Painel com editores de revistas nacionais
Flavio Hourneaux Junior - RAUSP Management Journal
Jorge Manoel Teixeira Carneiro - RAE
Encerramento & Premiações
Local: Salão Nobre da FGV EAESP
Almoço | Coffee break/Networking
Minicursos
Metodologia Científica com uso de inteligência Artificial
Facilitador: Ricardo Limongi (UFG)
Sala: 804 - 8º andar
Coordenação
Matemático aplicado a negócios, mestre e doutor em Administração pela USP, com período de doutorado na Darden School of Business. Professor convidado de MBAs na FGV e Fundace/USP. Há mais de 10 anos trabalha em projetos de consultoria e parcerias com empresas multinacionais e universidades, focando em inteligência de mercado, processamento e modelagem de dados. Tem expertise no gerenciamento de dados e promoção da conexão entre análise científica e tecnologias de análise de dados com programação R, Python, SAS e STATA aumentando o desempenho de novos produtos e serviços.
Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (2000), especialização em Marketing pela ESPM (2003), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2007) e doutorado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas (2014) na linha de pesquisa de Estratégias em Marketing. É Professor da FGV EAESP e da ESPM - SP. Coordenador dos cursos de pós-graduação de Marketing, Marketing Digital e MBA da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Gestão de Marketing e Marketing no Varejo do Centro Universitário SENAC. Também é representante da FECAP na ANAMBA. Professor convidado nos cursos de Pós Graduação da FIPECAFI e FIA nas áreas de Estratégia Empresarial e Marketing. Consultor Sênior na Marco Brasil Consultoria em Marketing. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia e Estratégia Empresarial.