Durante sua jornada de compra os consumidores trafegam indiscriminadamente entre ofertas feitas por varejistas online, tradicionais, pure players e modelos híbridos e fluidos. A expansão do comércio eletrônico em vertentes menos tradicionais, tais quais: social selling e mobile commerce, são alternativas cada vez mais viáveis. Este processo acelerou-se dadas as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, os hábitos de compra foram fundamentalmente e permanentemente alterados. Inovações que eram planejadas para cinco ou sete anos foram feitas em meses, apresentando-se como um novo desafio para os gestores varejista.
Ainda mais notável é a evolução das etapas do processo de compra, com consumidores substituindo jornadas lineares e transacionais, por paralelas, cíclicas e relacionais.
Por outro lado o novas plataformas tecnológicas estão cada vez mais acessível a varejistas de tamanhos e formatos variados. Muitas delas são oferecidas em nuvem e escalonáveis (SaaS), facilitando sua adoção, modificando e horizontalizando o cenário competitivo. A capacidade de ler este cenário em constante mutação demandando adaptação ágil é fundamental para o varejo, mais do que nunca.
Objetivo
A onipresença do varejo com uso de novas tecnologias emergentes e seu impacto na jornada do consumidor é o tema do 14º Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo (CLAV-2021).
Público-alvo
Profissionais do varejo e da indústria do Brasil e da América Latina, bem como pesquisadores, professores, pós-graduandos e graduandos interessados no tema de varejo e consumo.
Programação
Ambiente online
Sessão de Abertura
Tales Andreassi – Vice Diretor da FGV EAESP
Carlos Eduardo Lourenço e Henrique Campos - Coordenadores do CLAV
Maurício Morgado - Coordenador do FGVcev
O Futuro do Varejo na Visão de Quem Faz
Maurício Morgado – FGVcev
Palestra de Abertura
"Desvendando a Cadeia de Valor do Consumidor"
Leandro Guissoni - FGV EAESP, University of Virginia (Fellow) e Harvard Business School (ex prof. visitante convidado).
Participação especial - Thales Teixeira - University of California, ex-Professor Associado na Harvard Business School e Cofundador da Decoupling.co
Intervalo
Sessões paralelas de apresentação de artigos
Almoço
Sessões paralelas de apresentação de artigos
Sessões Aplicadas (MPGC Varejo)
Intervalo
Painel com Executivos
Moderação: Henrique Campos – Coordenador do CLAV
Fernanda Dalben, Diretora de marketing da rede de supermercados Dalben
Thiago Picolo, CEO, Hortifruti Natural da Terra
Intervalo
Explorando os vinhos do terroir brasileiro- Experiência Virtual Salton
Luciana Salton, Diretor executiva na Vinícola Salton S.A.
Sessões paralelas de apresentação de artigos e Working Papers
Consórcio Doutoral
Coordenadores: Heitor Takashi Kato (PUC-PR) | Lélis Balestrin Espartel (PUC-RS)
Encontro de Iniciação Científica
Coordenadores: Valter Afonso Vieira (UEM)| Claudia Buhamra Abreu Romero (FEAAC/UFC)
Intervalo
Palestra de Encerramento
Fernanda Romano, CMO da Alpargatas
Varejo onipresente ou Experiência contínua?
A visão de Havaianas
Gleidys Salvanha, Diretora de negócios para varejo do Google Brasil
"Journeys Reshaped"
How to be ready for the next step.
Vinícius Porto, Diretor de CX do Magazine Luiza
Encerramento & Premiações
Almoço
Minicursos:
- Metodologia Quantitativa de Análise de Dados
“Meta-análise na Área do Varejo”
Instrutor: Juliano Domingues da Silva (UEM)
- Pesquisa Qualitativa e Consumer Experience
Instrutor: Benjamin Rosenthal (FGV EAESP)
Coordenador: Carlos Eduardo Lourenço - FGV EAESP
Palestrantes

Professor Full-Time do Departamento de Mercadologia da FGV EAESP em cursos de graduação, especialização e pós-graduação stricto sensu desde 2013. Professor adjunto internacional na Darden School of Business, University of Virginia desde 2015. Visiting scholar com pesquisa pós-doutorado na área de marketing pela Harvard Business School em 2018. Doutor e Mestre em Administração pela FEA USP, com bolsa sanduíche (CAPES) na Darden School of Business (EUA). Formação complementar em Administração pela University of California/EUA. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP). Durante quatro anos, coordenou pesquisa de marketing na Coca-Cola. Na parte de extensão, desenvolveu mais de 20 projetos de consultoria em marketing, vendas e estratégia para mais de 15 empresas, buscando a conexão dos projetos empresarias com projetos de pesquisa. Na parte de pesquisa acadêmica e aplicada, tem artigos publicados no Journal of Retailing, Marketing Intelligence&Planning, RAE, GVExecutivo e casos de ensino veiculados pela Harvard Business Publishing. Suas pesquisas são apoiadas por empresas como Nielsen, Natura, Johnson&Johnson, Magazine Luiza e acontecem em colaboração com professores da Darden School e Harvard Business School. Autor/Coautor de vários livros publicados pela Ed. Atlas, dentre os quais Shopper Marketing, eleito o melhor livro de marketing de 2011, recebendo o troféu Cultura Econômica. Também é autor do livro Métricas para Comunicação de Marketing (2a edição) e fundador da Iniciativa ComValor. Sua linha de pesquisa integra os temas de e-commerce, métricas de marketing, marketing analytics, transformação digital de empresas, canais de distribuição/omnichannel, trade e shopper marketing.

Carlos Leite, Bacharel em Ciencia da Computação pela USP e com MBA em Gestão Estratégica de TI pela FGV, possui mais de 18 anos na área de TI, sendo 17 anos como empreendedor em diversos segmentos com health, fintech, edtech e e-grocery. Atualmente é CTO do Grupo St Marche onde participa ativamente na tranformação digital da companhia, transformando a área de tecnologia em um vetor estratégico do negócio. Além disso, é um grande entusiasta da filosofia ágil.

Fernanda Dalben; Administradora de empresas com especialização em marketing; pós-graduada em gestão de projetos; pós-graduada em Neurociência do Consumidor; Mais de 18 anos de experiência no varejo de supermercados; Diretora de marketing da rede de Supermercados Dalben, Diretora da SMKT - Soluções de Marketing para Varejo; Palestrante; Articulista dos portais Mercado & Consumo e Mundo do Marketing, Professora Acadêmica.

Thiago Picolo é CEO do Hortifruti Natural da Terra, a maior e mais digital empresa de varejo alimentar do Brasil com foco em produtos frescos. São 76 lojas em quatro estados, e uma plataforma digital multicanal com integração completa. Antes do Hortifruti Natural da Terra Thiago foi CEO e CFO no Grupo Technos, e teve passagens pelo Submarino, GP Investimentos, e Morgan Stanley. Thiago é graduado em economia pela Harvard University, e concluiu o Owner President Management Program (OPM) da Havard Business School.

Atualmente, Diretora de Marketing Global e Inovação da Alpargatas, Fernanda possui mais de 20 anos de experiência em marketing e publicidade, gestão de grandes marcas e um carreira marcada por sua internacionalidade e prêmios. Nomeada como uma das 100 mulheres mais influentes da AdAge em publicidade e para o Women to Watch nos EUA e Brasil.

Doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, Mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP e Graduado em Administração de Empresas pela FEA-USP. É sócio da Morgado & Vitelli Consultoria, professor da FGV-EAESP, coordenador do FGVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP e atua nas áreas de consultoria em marketing, atendimento a clientes, visual merchandising, tendências de varejo e treinamento em marketing e varejo.

Gleidys se formou em Publicidade e Propaganda pela FAAP, fez Matemática Financeira e MBA em Marketing na FIA – USP e hoje, é Diretora de Negócios do Google Brasil para o segmento Varejo.
Iniciou sua carreira em marketing na Nestlé e logo depois, morou por um ano na Suíça para estudar francês na pequena Gruyères, a terra do queijo. De volta ao país,
se consolidou como profissional de mídia em agências de publicidade como W/Brasil, McCann Erickson, Young & Rubicam, fechando o ciclo com VP de Mídia e Atendimento na Publicis.

Vinícius Porto tem uma trajetória pouco ortodoxa. Após 15 anos de vida executiva em empresas como Nestlé, Unilever e Schincariol, em 2010 co-fundou a PorQueNão? focada no ainda desconhecido mundo dos aplicativos no Brasil. Durante quase 9 anos, atuou junto a grandes marcas como Magalu, Heineken, Suvinil, Dotz, Itaú, Reserva e construiu cases de inovação através de plataformas digitais. No fim de 2019, com a aquisição da PorQueNão? pelo Magalu, Vinicius assumiu a frente do time de Experiência do Cliente (CX) na varejista, liderando a construção de uma marca forte e consistente, por meio de ideias inovadoras e marcantes em todos os pontos de contato e canais de interação da companhia. Desde então colaborou fortemente para que a empresa alcançasse o maior faturamento de sua história e mais de 30 milhões de clientes ativos no Superapp. Além de tudo isso, Vinicius é professor de MBA e palestrante nas horas vagas.

Thales Teixeira é autor do livro "Unlocking the Customer Value Chain" e cofundador da consultoria americana de inovação, disrupção e transformação digital Decoupling.co. Antes, foi professor associado de Harvard durante 10 anos, onde criou a área de pesquisas denominada The Economics of Attention. Seus artigos e cases já foram publicados na Harvard Business Review, McKinsey Quarterly, The Economist, NY Times e The Financial Times, entre outros. Ele é um dos juízes do CNBC Disruptors 50, a maior competição de startups mais inovadoras do mundo. Já trabalhou com executivos de 15 das empresas da Fortune 100, entre elas BMW, Nike, Siemens, Bayer e Adidas. No Brasil, trabalhou educando executivos da Globo, Claro, Fleury, GPA e Cielo. Seu PhD foi pela Universidade de Michigan. É brasileiro e mora na Califórnia.
Coordenação

Doutor em Administração de Empresas (Departamento de Mercadologia) pela FGV-EAESP (2016). Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005). Atualmente é professor da Graduação e do Mestrado Profissional em Administração de Empresas da FGV-EAESP, e do Global MBA (part-time MBA da Manchester Business School em parceria com a FGV), além de diversos cursos de Pós-Graduação (FGV, ESPM, FIPECAFI-USP, PECEGE-USP, Fecap). Coordenador do Programa de Presidentes FGV/YPO. Foi Professor Visitante na Kennesaw State University (2015) durante a fase sanduíche do Doutorado. Tem experiência executiva na área de Marketing e Marcas, Gestão de Negócios, Planejamento Estratégico e Relações Públicas em empresas como 3M, Avery Dennison e Chery Motors do Brasil.

Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (2000), especialização em Marketing pela ESPM (2003), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2007) e doutorado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas (2014) na linha de pesquisa de Estratégias em Marketing. É Professor da FGV EAESP e da ESPM - SP. Coordenador dos cursos de pós-graduação de Marketing, Marketing Digital e MBA da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Gestão de Marketing e Marketing no Varejo do Centro Universitário SENAC. Também é representante da FECAP na ANAMBA. Professor convidado nos cursos de Pós Graduação da FIPECAFI e FIA nas áreas de Estratégia Empresarial e Marketing. Consultor Sênior na Marco Brasil Consultoria em Marketing. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia e Estratégia Empresarial.