14º Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo: Ubiquitous retailing: new technologies transforming the consumer journey

14º Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo: Ubiquitous retailing: new technologies transforming the consumer journey
26 out 2021
Transmissão online e ao vivo
09:00

Durante sua jornada de compra os consumidores trafegam indiscriminadamente entre ofertas feitas por varejistas online, tradicionais, pure players e modelos híbridos e fluidos. A expansão do comércio eletrônico em vertentes menos tradicionais, tais quais: social selling e mobile commerce, são alternativas cada vez mais viáveis. Este processo acelerou-se dadas as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, os hábitos de compra foram fundamentalmente e permanentemente alterados. Inovações que eram planejadas para cinco ou sete anos foram feitas em meses, apresentando-se como um novo desafio para os gestores varejista.

Ainda mais notável é a evolução das etapas do processo de compra, com consumidores substituindo jornadas lineares e transacionais, por paralelas, cíclicas e relacionais.

Por outro lado o novas plataformas tecnológicas estão cada vez mais acessível a varejistas de tamanhos e formatos variados. Muitas delas são oferecidas em nuvem e escalonáveis (SaaS), facilitando sua adoção, modificando e horizontalizando o cenário competitivo. A capacidade de ler este cenário em constante mutação demandando adaptação ágil é fundamental para o varejo, mais do que nunca.

Objetivo

A onipresença do varejo com uso de novas tecnologias emergentes e seu impacto na jornada do consumidor é o tema do 14º Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo (CLAV-2021).

Público-alvo

Profissionais do varejo e da indústria do Brasil e da América Latina, bem como pesquisadores, professores, pós-graduandos e graduandos interessados no tema de varejo e consumo.

Programação

ter 26/10
9h – 10h45

Ambiente online 

9h – 9h15

Sessão de Abertura
Luiz Artur Ledur Brito – Diretor da FGV EAESP
Carlos Eduardo Lourenço e Henrique Campos - Coordenadores do CLAV 
Maurício Morgado - Coordenador do FGVcev

9h15 – 9h45

O Futuro do Varejo na Visão de Quem Faz
Maurício Morgado – FGVcev

9h45 – 10h45

Palestra de Abertura 

Joseph F. Hair, Jr.  -  University of South Alabama, USA

10h45 – 11h15

Intervalo

11h15 – 13h

Sessões paralelas de apresentação de artigos 

13h – 14h

Almoço

14h – 15h45

Sessões paralelas de apresentação de artigos 

Sessões Aplicadas (MPGC Varejo) 

15h45 – 16h15

Intervalo

16h15 – 18h

Painel com Executivos
Moderação: Henrique Campos – Coordenador do CLAV

Carlos Leite, CTO, Grupo St Marche
Fernanda Dalben, Diretora de marketing da rede de supermercados Dalben
Thiago Picolo, CEO, Hortifruti Natural da Terra
 
18h – 18h15

Intervalo

18h15 – 19h

Evento Palestra – Vinhos Salton

qua 27/10
9h – 11h

Sessões paralelas de apresentação de artigos e Working Papers 

9h – 11h

Consórcio Doutoral 
Coordenadores: Heitor Takashi Kato (PUC-PR) | Lélis Balestrin Espartel (PUC-RS)

9h – 11h

Encontro de Iniciação Científica 
Coordenadores: Valter Afonso Vieira (UEM)| Claudia Buhamra Abreu Romero (FEAAC/UFC)

11h – 11h30

Intervalo

11h30 – 12h35

Palestra de Encerramento 

Fernanda Romano, CMO da Alpargatas
Gleidys Salvanha, Diretora de negócios para varejo do Google Brasil
 

12h35 – 12h45

Encerramento & Premiações

12h45 – 14h

Almoço

14h – 16h

Minicursos:

- Metodologia Quantitativa de Análise de Dados 
“Meta-análise na Área do Varejo”

- Metodologia Qualitativa de Análise de Dados 
“Pesquisa Qualitativa”
 

Coordenador:  Carlos Eduardo Lourenço - FGV EAESP

Palestrantes

Joseph F. Hair, Jr - University of South Alabama, USA

Joe F. Hair is Professor of Marketing, Cleverdon Chair of Business, and Director of the PhD degree program in the Mitchell College of Business, at the University of South Alabama. In 2018 and 2019 he was recognized by Clarivate Analytics as being in the top 1% globally of all Business and Economics professors. He was selected for the award based on his scholarly citations of his research, which for his career exceed 230,000.  Google Scholar ranks him #1 globally in the categories of Marketing and Multivariate Data Analysis, and number #2 in Research Methods. Joe formerly held the Copeland Endowed Chair of Entrepreneurship at Louisiana State University. 

Carlos Leite, Grupo St Marche

Carlos Leite, Bacharel em Ciencia da Computação pela USP e com MBA em Gestão Estratégica de TI pela FGV, possui mais de 18 anos na área de TI, sendo 17 anos como empreendedor em diversos segmentos com health, fintech, edtech e e-grocery. Atualmente é CTO do Grupo St Marche onde participa ativamente na tranformação digital da companhia, transformando a área de tecnologia em um vetor estratégico do negócio. Além disso, é um grande entusiasta da filosofia ágil.

Fernanda Dalben, Rede de Supermercados Dalben

Fernanda Dalben; Administradora de empresas com especialização em marketing; pós-graduada em gestão de projetos; pós-graduada em Neurociência do Consumidor; Mais de 18 anos de experiência no varejo de supermercados; Diretora de marketing  da rede de Supermercados Dalben, Diretora da SMKT - Soluções de Marketing para Varejo; Palestrante; Articulista dos portais Mercado & Consumo e Mundo do Marketing, Professora Acadêmica.

Thiago Picolo, Hortifruti Natural da Terra

Thiago Picolo é CEO do Hortifruti Natural da Terra, a maior e mais digital empresa de varejo alimentar do Brasil com foco em produtos frescos.  São 76 lojas em quatro estados, e uma plataforma digital multicanal com integração completa.  Antes do Hortifruti Natural da Terra Thiago foi CEO e CFO no Grupo Technos, e teve passagens pelo Submarino, GP Investimentos, e Morgan Stanley.  Thiago é graduado em economia pela Harvard University, e concluiu o Owner President Management Program (OPM) da Havard Business School. 

Fernanda Romano, Alpargatas

Atualmente, Diretora de Marketing Global e Inovação da Alpargatas, Fernanda possui mais de 20 anos de experiência em marketing e publicidade, gestão de grandes marcas e um carreira marcada por sua internacionalidade e prêmios. Nomeada como uma das 100 mulheres mais influentes da AdAge em publicidade e para o Women to Watch nos EUA e Brasil.

Mauricio Morgado, FGV EAESP

Doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, Mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP e Graduado em Administração de Empresas pela FEA-USP. É sócio da Morgado & Vitelli Consultoria, professor da FGV-EAESP, coordenador do FGVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP e atua nas áreas de consultoria em marketing, atendimento a clientes, visual merchandising, tendências de varejo e treinamento em marketing e varejo.

Gleidys Salvanha, Google Brasil

Gleidys se formou em Publicidade e Propaganda pela FAAP, fez Matemática Financeira e MBA em Marketing na FIA – USP e hoje, é Diretora de Negócios do Google Brasil para o segmento Varejo.

Iniciou sua carreira em marketing na Nestlé e logo depois, morou por um ano na Suíça para estudar francês na pequena Gruyères, a terra do queijo. De volta ao país,
se consolidou como profissional de mídia em agências de publicidade como W/Brasil, McCann Erickson, Young & Rubicam, fechando o ciclo com VP de Mídia e Atendimento na Publicis.

Coordenação

Carlos Eduardo Lourenço, FGV EAESP

Doutor em Administração de Empresas (Departamento de Mercadologia) pela FGV-EAESP (2016). Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005). Atualmente é professor da Graduação e do Mestrado Profissional em Administração de Empresas da FGV-EAESP, e do Global MBA (part-time MBA da Manchester Business School em parceria com a FGV), além de diversos cursos de Pós-Graduação (FGV, ESPM, FIPECAFI-USP, PECEGE-USP, Fecap). Coordenador do Programa de Presidentes FGV/YPO. Foi Professor Visitante na Kennesaw State University (2015) durante a fase sanduíche do Doutorado. Tem experiência executiva na área de Marketing e Marcas, Gestão de Negócios, Planejamento Estratégico e Relações Públicas em empresas como 3M, Avery Dennison e Chery Motors do Brasil.

Henrique Campos, FGV EAESP

Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (2000), especialização em Marketing pela ESPM (2003), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2007) e doutorado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas (2014) na linha de pesquisa de Estratégias em Marketing. É Professor da FGV EAESP e da ESPM - SP. Coordenador dos cursos de pós-graduação de Marketing, Marketing Digital e MBA da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Gestão de Marketing e Marketing no Varejo do Centro Universitário SENAC. Também é representante da FECAP na ANAMBA. Professor convidado nos cursos de Pós Graduação da FIPECAFI e FIA nas áreas de Estratégia Empresarial e Marketing. Consultor Sênior na Marco Brasil Consultoria em Marketing. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia e Estratégia Empresarial.

Apoio

Mantenedores do FGVcev