Magazine Luiza

Em 2010, o Magazine Luiza chegou à marca de 20 milhões de clientes, em 16 estados do Brasil, faturando R$ 5,85 bilhões. A empresa tem cerca de 604 lojas, abastecidas por 8 centros de distribuição e emprega mais de 21 mil pessoas. Os clientes são, em sua maioria, da Classe C brasileira, ou seja, famílias com renda entre R$ 1 mil e R$ 3,4 mil, a classe com maior índice de crescimento.
 
A empresa é uma das maiores redes varejistas do país, comercializando bens duráveis, com foco em eletrodomésticos e eletroeletrônicos. A companhia nasceu no ano de 1957, em Franca, São Paulo, e começou a expansão por meio de aquisições de lojas menores no mesmo estado e no Triângulo Mineiro. Em 2000, a empresa iniciou suas vendas pela Internet. Em 2001, houve a criação da Luizacred, braço financeiro da empresa, em associação com o Unibanco. A Luizacred foi, em 2010, responsável pelo financiamento de mais da metade das vendas da empresa, com uma base de 3,3 milhões de cartões de crédito, que gera um público fiel para o Magazine Luiza. Em 2005, surgiu também a Luizaseg, em associação com a Cardif, do Grupo BNP Paribas, empresa que comercializa seguros estendidos para os produtos vendidos aos clientes do Magazine Luiza.
 
De 2008 em diante, a companhia passou a ter uma postura mais agressiva de expansão. De 444 lojas, passou a ter mais de 600, ao final de 2010. Os pontos de destaque são a entrada na cidade de São Paulo, com uma inauguração simultânea de 46 lojas, e a aquisição da nordestina Lojas Maia, então uma das maiores varejistas de bens duráveis da região. Em 2011, o Magazine Luiza adquiriu 121 lojas do Baú da Felicidade, boa parte localizadas no Paraná e São Paulo.
 
Entre as vantagens competitivas da empresa, pode-se destacar o modelo de gestão de clientes e a intensa comunicação com eles – de 2007 para 2010 teve a base aumentada de 10,3 milhões para os 20 milhões atuais. O modelo de CRM (Customer Relationship Management) é visto como um dos responsáveis pela fidelização e retenção, assim como o atendimento às necessidades dos clientes.

Redes Sociais e RSS

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede