Grupo Pão de Açúcar

O principal varejista brasileiro teve um faturamento de R$ 17,971 bilhões, em 2010, atuando com cerca de 60 mil funcionários. Contudo, ao considerar o Grupo Pão de Açúcar, com a inclusão de empresas adquiridas como Casas Bahia e Ponto Frio, esse faturamento salta para R$ 36,1 bilhões, em 2010. O grupo, ampliado, conta com 1.647 lojas no país, com presença em 20 estados e Distrito Federal, tem 2,8 milhões de metros quadrados de área de vendas, sendo o maior empregador do país, com 145 mil funcionários.

Houve um grande crescimento da empresa devido às incorporações de outros players. Segundo o próprio Grupo Pão de Açúcar, a taxa de crescimento considerando apenas vendas brutas das mesmas lojas foi de 12,1% no último ano. Atualmente, o grupo inclui a Sendas Distribuidora, Assaí Atacadista e Globex Utilidades, holding que controla as Casas Bahia e o Ponto Frio. Além disso, empresa também é controladora do Extra, de drogarias e postos de combustíveis.

O controle do Grupo Pão de Açúcar é compartilhado com a Casino, segunda maior empresa de varejo da França. A companhia busca manter a liderança no varejo alimentar e a diversificação integrada de outros negócios, alavancando também sua liderança no varejo de alimentos. A empresa busca, também, a liderança nos canais virtuais e, para isso, investe pesado em tecnologia e novos meios de comunicação com o consumido. Por outro lado, a companhia procura gerar valor no investimento em ativos imobiliários, segmento em que vem empreendendo esforços muito significativos.

O Pão de Açúcar investe bastante em marcas próprias, como a Taeq, Qualitá, Casino e Club de Sommeliers, que foram responsáveis por 6,9% do total de vendas do supermercado, em 2010. A empresa tem uma atuação pioneira e um reconhecimento da sociedade nas questões socioambientais. Um de seus projetos mais conhecidos, as “Estações de Reciclagem Pão de Açúcar-Unilever”, está completando 10 anos de atuação, em 2011.
 

Redes Sociais e RSS

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede