Workshop FGVcev Inteligência no Varejo: saiba como usar a informação para tomar melhores decisões

Data: 
Sab, 19/05/2018 - 08:30 - 17:30
Local: 
FGV-EAESP
Sala: 
Sala 804
Observações sobre o horário: 
Horário: 8h30 às 17h30
Como chegar: 
FGV EAESP – Rua Itapeva, 432 – Bela Vista – São Paulo/SP
 
Conceito:
 
O ambiente no qual uma empresa varejista opera está incerto, com transformações nas necessidades dos consumidores, geradas por questões econômicas, tecnológicas e demográficas. É incerto, devido às múltiplas possibilidades de escolhas pelos clientes (produtos e locais de compra). É complexo, pelo número de categorias que o varejista opera em diferentes formatos de loja e ambíguo devido às informações, por vezes contraditórias, que chegam de fontes formais e informais. Reduzir a incerteza na tomada de decisão é desafiador. A área de Inteligência (comercial, mercado e competitiva) tem o papel de analisar os ambientes interno e externo e sintetizar as informações colhidas de forma a torná-las compreensíveis e acionáveis para apoiar no crescimento sustentável da organização. A revista The Economist definiu os dados como o novo petróleo, mas transformar dados em informações acionáveis precisa de métodos.
 

Público Alvo:

Profissionais da área de inteligência de mercado ou inteligência comercial, coordenadores e analistas que atuam no varejo são o público alvo deste workshop. Os profissionais da área comercial, trade e marketing, que entendam a que a informação é a base para se ter métricas/indicadores de desempenho que norteiam as ações da organização para que as decisões sejam tomadas com base em fatos e que tais métricas sejam de conhecimento de todos, também se beneficiarão deste workshop.

Coordenação: Olegário Araújo (FGVcev / Inteligência 360), Claudia Trenti e Fábio Nunes (Inteligência 360)

Programação

Bloco I – Uma visão geral da informação e sua contribuição para o negócio

  • As transformações na sociedade e os impactos em uma empresa varejista – o que a área de Inteligência precisa monitorar
    • Tendências que impactam o negócio e o que foi destaque na NRF 2018/Visitas técnicas
    • A relevância de se desenvolver uma visão periférica para mapear oportunidades e ameaças
    • Como identificar uma tendência relevante do que é ruído
  • Os primeiros passos para a área de Inteligência, seu papel e desafios
    • O papel da área de Inteligência (os tipos de inteligência, indicadores-chave para o varejo e como utilizá-los)
    • A informação como instrumento para integrar pessoas, estratégia, processos e tecnologia
    • O papel dos objetivos e métricas
  • As armadilhas no uso da informação e os cuidados básicos na interpretação dos dados
    • As 5 armadilhas da informação (o objetivo, a origem, a metodologia, a média, o interesse específico)
    • Como considerar o contexto, garantir o foco e contar uma história que faça sentido
  • As diferentes fontes de informação e instrumentos para sintetizar as informações:
    • Fontes primárias e secundárias
    • Pesquisas qualitativas e quantitativas
    • Formas que permitem sintetizar as informações, sem perder conteúdo
  • O que é essencial para sua empresa ter um ‘banco de dados’ e não um ‘bando de dados’
    • Os 3 Pilares básicos para uma Informação Confiável: Cadastro, Processo e Tecnologia
    • As 3 dimensões da conexão para gerar mais produtividade: matriz-lojas, fornecedores, shopper

Bloco II – Como aplicar informações para reduzir as incertezas relacionadas a tomada de decisão

  • Consumidor/Shopper – conhecer o cliente é a base de tudo
  • Comercial/Trade – O desafio de vender bem
  • Relação varejo/indústria: a relevância do ganha-ganha-ganha (cliente, varejista e indústria). O plano de negócios como instrumento de colaboração e a relevância da gestão do supply chain
  • Resultados: O que é essencial acompanhar e reportar para melhoria da rentabilidade e os benchmarks internos
  • Crescimento das vendas: como a informação pode contribuir para o crescimento sustentável da empresa (aumento do tíquete médio, novas categorias e novas lojas)

 

Olegário Araújo

Especialista em varejo, mestre em marketing pela FGV, pesquisador pelo FGVcev, membro do Comitê de Marketing da Abmapro, Sócio fundador da Inteligência360, focada na transformação das pessoas e organizações tendo como base a informação. A atuação profissional de Olegário sempre foi junto ao varejo e na análise de informações para apoiar os executivos na tomada de decisões estratégicas e táticas.

Fábio Nunes

Especialista em tecnologia da informação e uso estratégico da informação com mais de 15 anos atuando em posições executivas no Brasil, Américas e Europa, desenvolvendo soluções de negócio em Analytics utilizados pela Indústria e Varejo; Sócio-fundador da Inteligência360. Estudou processamento de dados e administração de empresas na Universidade Paulista (UNIP).

Claudia Trentin

Especialista mercadológica em estruturação da informação e geração de indicadores de desempenho, possui mais de 20 anos como executiva em desenho de produtos de inteligência de mercado, entendimento de novos canais e dinâmica do varejo. Implementou conceitos de produtos praticados na Europa, EUA e LatAm utilizados pela Indústria e Varejo; Sócia-fundadora da Inteligência360. Publicitária formada pela ESPM e MBA pela FIA em Gestão de Negócios.

 

VALORES

PARTICIPANTE: Para todos os interessados 
Para pagamento de 18/04/2018 até 11/05/2018... R$ 850,00
Para pagamento de 11/05/2018 até 18//05/2018... R$ 980,00
 
COMUNIDADE FGV E PARCEIROS: .
Para pagamento de 18/04/2018 
até 18/05/2018... R$ 784,00
 

 

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