Workshop Gestão do Sortimento no Varejo: a ciência e a arte de escolher os e fazer a gestão de produtos

Data:
Sab, 09/06/2018 - 08:30 - 17:30
Local:
FGV-EAESP
Sala:
Sala 804 da FGV EAESP – 8º andar
Como chegar:
FGV EAESP – Rua Itapeva, 432 – Bela Vista – São Paulo/SP

Os varejistas enfrentam o enorme desafio de ter que escolher os produtos certos para resolver as necessidades e desejos de seus clientes e, com isso, obter a preferência deles para suas lojas, diante de tantas opções de escolhas que existem no mercado.

Produtos inadequados resultam em um alto custo financeiro de estoque, pressão sobre os compradores e frustração de clientes, que eventualmente podem optar por não mais voltar a comprar na loja. Os compradores vivem no dilema de fazer escolhas dentre tantas opções de produtos disponíveis no mercado e possuem uma rotina extenuante de reuniões, de análises de desempenho de categorias, de contato com as lojas e de negociações com fornecedores.

Este workshop oferece uma visão da ciência contemporânea da gestão comercial no varejo e gestão de categorias. Serão apresentados cases de sucesso, características do gestor de compras, as técnicas modernas de gestão de sortimento, com exercícios práticos para ajudar os gestores a serem mais assertivos na escolha dos produtos e aumentar vendas e margens.

Público-Alvo: Empresários e executivos do varejo da área comercial e profissionais de indústrias de bens de consumo e de empresas prestadoras de serviços para o varejo interessados em compreender a moderna gestão de sortimento e otimizar as relações comerciais entre varejo e indústria.

Temas Abordados

• Estratégia de Sortimento e alinhamento com a Estratégia do Varejista
  • A Ciência da Escolha do Sortimento Ideal
  • A Moderna Gestão por Categorias
  • Modelos de Estrutura e Responsabilidades da Área Comercial
  • Fatores Determinantes para a Escolha de Produtos
  • Como Conhecer as Necessidades dos Clientes
  • A Relação Varejo & Indústria
  • As Competências do Gestor de Compras Eficiente
  • A Marca Própria e seu Diferencial Competitivo para o Sortimento
  • Exercício Prático de Escolha de Sortimento
Coordenação: Antônio Sá (FGV CEV/Amicci)

É professor de varejo e sortimento em cursos de MBA e Pós-Graduação na Fundação Getúlio Vargas - FGV. Atuou muitos anos como executivo do varejo e da indústria, em empresas como Walmart, Grupo Pão de Açúcar, Ikesaki, entre outras. É sócio-diretor da Amicci, empresa de desenvolvimento e gestão de marcas próprias, que possui algumas das maiores varejistas de diversos setores do País como clientes. Pelo Walmart, em Bentonville, AR, USA, formou-se no curso Accelerated Merchand Program. Escreve para importantes veículos de comunicação, participa dos principais fóruns de varejo do mundo e é palestrante frequente sobre temas ligados ao varejo e sortimento.

PARTICIPANTE: Para todos os interessados
Para pagamento de 03/05/2018 até 01/06/2018... R$ 850,00
Para pagamento de 01/06/2018 até 08/06/2018... R$ 980,00

COMUNIDADE FGV E PARCEIROS: .
Para pagamento de 03/05/2018
até 08/06/2018... R$ 784,00