Workshop: Criatividade & Inovação para Executivos do Varejo

Data: 
Sex, 16/03/2018 - 08:30 - Sab, 17/03/2018 - 18:00
Local: 
FGV-EAESP
Sala: 
1104
Observações sobre o horário: 
Horário: 8h30 às 18h
Como chegar: 
Rua Itapeva, 432 (melhor opção de estacionamentos) ou Av. 09 de Julho, 2029.
 
"Num mundo em constante evolução, o sucesso das empresas está cada vez mais ligado a sua capacidade de se tornar uma usina de idéias criativas, que se transformam em inovações relevantes, dentro de prazos, valores e condições pré estabelecidas".
 
Participe do curso e veja como preparar melhor a sua empresa para enfrentar esse desafio, incorporando objetivos, métodos eestratégia no planejamento eexecução dos processos criativos.
 
PÚBLICO ALVO: Executivos, profissionais ligados a criação e prestadores de serviço de empresas ligadas ao varejo.
 

DIA 1

1.A  Criatividade, Inovação e Estratégia 

  • Somos todos criativos!
  • Destravando a criatividade
  • Criatividade e Inovação para Pessoas e Empresas
  • Inovação x Performance das Marcas
  • O valor da ideia criativa
ABORDAGEM METODOLÓGICA:Dinâmica individual sobre criatividade (apresentação individual baseada em características pessoais); Apresentação conceitual / ilustrada dos temas listados acima; 2 trechos de filmes sobre criatividade; Debate: Steve Jobs é mais criativo ou inovador? Análise de case: Apple Store x Escala de Gilmore
 
[ INTERVALO ]
 

1.B  O Coletivo Criativo 

  • A Criatividade como Ação Coletiva
  • Equipes e Líderes Criativos
  • Pesquisando Fatos e Detectando Tendências
  • O processo de Brain Storming
  • Métodos Alternativos
  • Avaliação dos 5 Pilares
ABORDAGEM METODOLÓGICA:Apresentação conceitual / ilustrada dos temas listados acima; Debate: Como trabalhar melhor em equipe?;  Disney Imageneers
 
Exercício em Classe
Exercício Estratégia: Dividir a classe em dois grupos. Usar a Música e Pipoca para qualificar a experiência de visita ao Shopping – Desenvolver o tema e apresentar para a classe.
 
[ ALMOÇO ]
 

1.C  Conceitos de Beleza e Design 

  • O Valor da Beleza
  • O Design e a Arte
  • Design Thinking
  • Design e Beleza qualificando marca, produtos e serviços
  • Modelo de Kano (Consumidor Insatisfeito; Satisfeito; Fã)
ABORDAGEM METODOLÓGICA: Apresentação conceitual / ilustrada dos temas listados acima; Debate: A apreciação da beleza e as classes sociais (foco no cliente); Dinâmica com a classe dividida em dois grupos defesa / ataque: Utilização de um determinado objeto de arte como ponto focal num magazine. Justificativa.
 
[ INTERVALO ]
 

1.D  O Problema e a Solução (Estratégia) 

  • O Design Estratégico e o Varejo
  • O Design Estratégico no Varejo
  • A análise de um problema
ABORDAGEM METODOLÓGICA: Apresentação conceitual / ilustrada dos temas listados acima; Citar uma questão atual, relacionada a sua empresa, que demande uma ação criativa. Resumir a demanda a uma questão. Qual é o melhor o encaminhamento para a solução?  Exposição individual.
 
 

DIA 2

2.A  Empresas Criativas& Inovadoras

  • Incorporando Novos hábitos & Novas Práticas
  • Criatividade & Inovação como Missão
  • Controle de Risco
  • Criatividade & Parâmetros
  • Criatividade sob Pressão
ABORDAGEM METODOLÓGICA: Apresentação conceitual / ilustrada dos temas listados acima; Debates: 3 Passos; Quais são os riscos inerentes a um eventual "surto de atividade criativa" na sua atividade específica dentro da empresa? Qual ação inovadora o principal concorrente da sua empresa empreendeu ultimamente? Qual foi o impacto?
 
[ INTERVALO ]
 

2.B  Transformando Idéias em Resultados

  • Design Thinking
  • Check List
  • Protótipos e Modelos
  • Foco na  Finalização da Idéia
ABORDAGEM METODOLÓGICA:Apresentação conceitual / ilustrada dos temas listados acima; Discussão: Idéias criativas não implementadas; trecho do filme Apolo XXIII; Exercício em grupo: Realizar um protótipo
 
[ ALMOÇO ]
 

2.C  CURTO CIRCUITO

  • Jovem empreendedor expõem o seu case
  • Reflexões:
  • O que podemos aprender com a sua experiência
  • Quais são os perigos que enxergamos no seu negócio
  • Qual será o seu processo de expansão
  • O que ele pode aprender com a nossa experiência
  • Nossos insights criativos
[ INTERVALO ]
 

2.D  Reflexões sobre o Futuro do Varejo

  • Global x Local
  • Novos pontos de contato
  • A loja na era digital
  • Customização e Personalização
ABORDAGEM METODOLÓGICA:Exercício em Classe: Uma ação inovação inovadora Relevante - Separar a classe por áreas afins (executivos, designers, vm's, operações) e estabelecer uma ação criativa, que possa se transformar numa inovação capaz de tornar-se um diferencial competitivo relevante para uma empresa determinada.
 
 
AVALIAÇÃO DO CURSO
  • 3 Principais Insights
  • Insights criativos para o próximo curso
  • Avaliação do curso
Coordenação: Manoel Alves Lima (FAL/GVcev)
Arquiteto, sócio fundador e CEO da FAL Design Estratégico para Varejo, o escritório mais criativo e premiado do Brasil, tendo recebido em 2017 onze prêmios nos concursos promovidos pelo POPAI, Retail Design Institute, ABF e Latam Retail Show. Professor de Visual Merchandising e Ambientação de Varejo no PEC Varejo da FGV São Paulo. Vice-presidente do Retail Design Institute Brasil, onde tem atuado como palestrante, organizador de concursos, júri e representante nas atividades junto a ABF. Editor do blogdafal, vencedor do prêmio TOP BLOG, 2014. Palestrante frequente sobre temas ligados ao design de varejo, integração de tecnologias, varejo multicanal e inovação.

Curso em dois dias de aulas com 8 horas por dia

 
 

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