Workshop: Storytelling no Varejo

Data: 
Sab, 03/03/2018 - 09:00 - 17:30
Local: 
FGV-EAESP
Sala: 
801
Como chegar: 
Rua Itapeva, 432 (melhor opção de estacionamentos) ou Av. 09 de Julho, 2029.
 
Em uma época de competição exacerbada, de restrição de recursos, de excessos de alternativas similares, as manifestações de marcas devem fazer uso de perspectivas que envolvam, engajem e inspirem. E é exatamente a perspectiva de engajamento a melhor contribuição oferecida pelas histórias de marca. O conceito de Storytelling disseminou-se nos últimos anos no universo de Marketing a partir do entendimento que marcas são feitas de histórias e vendem significados e não produtos ou serviços. Este workshop irá abordar conceitos de Storytelling aplicados ao varejo e capacitar os participantes a aplicar estes conceitos a marcas varejistas.
 
Partes 1  e 2 - Apresentação de Conceitos e cases varejistas
 
  • Branding e Experiências de Marca -  uma visão contemporânea de conceitos que relacionam Emoção, Marcas e Negócios;
  • O que é Storytelling: a forma mais poderosa de engajamento na atualidade por integrar emoção e razão nas decisões de consumo;
  • Elementos na criação de histórias: como são estruturados histórias e enredos de marca no varejo;
  • Melhores práticas em Storytellling no varejo;
  • Divulgação de histórias de marca nas atividades de marketing, em branding, na comunicação, nas relações públicas, em publicidade e propaganda e nos formatos de loja.
  • Para ilustrar os conceitos serão usados exemplos de cases nacionais e internacionais com maior destaque para marcas varejistas.
 
Parte 3 - Exercício Matriz de Histórias Poderosas
 
  • Nesta parte será realizada dinâmica de grupo em que serão analisadas histórias de marcas brasileiras para conexão entre os conceitos e a prática.  Será construída a matriz e pontos que interligam histórias poderosas, ferramenta que os participantes podem ser inspirar para criar histórias de marca em seus negócios.
  • O exercício inclui aplicação prática dos conceitos tratados para o varejo em geral identificando oportunidades, caminhos, formas de divulgação, plataformas mais aderentes para comunicação de conceitos e inspirações que possam se tornar histórias poderosas que norteiem esforços de marketing.
 
Parte 4 - Exercício Prático de Storytelling – Individual
 
  • Mini exercício individual para criação de histórias para as marcas varejistas que os participantes atuam (sem apresentação grupal). Este material é um dos produtos finais do Workshop que pode ser aplicado na empresa que o participante atua. O aluno irá elaborar um Plano de Marketing contendo as táticas para disseminação de histórias por meio do Marketing Mix em sua empresa ou outra de sua escolha. Durante este tempo e após o encerramento da aula a professora ficará à disposição para esclarecer conceitos que melhor se adequem a empresa do participante e auxiliar a nortear escolhas.
 
Público-alvo: profissionais de marketing, tanto do varejo quanto da indústria e de agências de comunicação que desejem ampliar o engajamento de marcas no contexto do varejo.
 
Coordenação: Beth Furtado (Alia/GVcev)
Atua há mais de 25 anos nas áreas de Marketing e Comunicação em empresas de consultoria empresarial, bens de consumo e bens duráveis como INCEPA S/A, O Boticário, Consultoria GS&MD e Grupo Talent. Atualmente está à frente da ALIA MKT DECODE, uma boutique de estratégia empresarial. É autora dos livros Singularidades no Varejo, Horizontes de Consumo e Desejos Contemporâneos. Foi Professora da Madia Marketing School, nos cursos de Marketing Pleno e Marketing Master de 2009 a 2012 e da disciplina de Varejo no Pós Graduação em Moda da Faculdade Armando Álvares Penteado – FAAP em 2014 e 2015.  Professora de Gestão de Marca e Reputação Corporativa do MBA de Marketing Digital da FGV. Colunista do Programa Comercial & Cia veiculado na Rádio Bandnews FM de 2.008 a 2.011 e apresentadora do Programa Reclame no Rádio veiculado na Rádio Estadão a partir de janeiro/2.014 até fevereiro/2016 sobre temas de Comunicação e Marketing. Recebeu em 1999 o Top de Marketing pela ADVB Brasil, diploma outorgado pela Fundação Brasileira de Marketing, como responsável pelo êxito do case "Lojas Interativas O Boticário". Indicada ao Prêmio Caboré 2.008 promovido pelo jornal Meio & Mensagem na categoria de Profissional de Planejamento.
 

 

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

 

 

Redes Sociais e RSS

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede